Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: ter, maio 14th, 2019

Sala do Empreendedor de Sapucaia completa dois meses agilizando emissão de alvarás

Apenas seis dias úteis: este foi o tempo que os empreendedores sapucaienses Alex Sander Guedes e Ricardo Junqueira levaram para receber o alvará de localização da empresa que são sócios. A rapidez no processo é resultado do trabalho realizado pela Sala do Empreendedor de Sapucaia do Sul, inaugurada pela Prefeitura há dois meses.

Guedes e Junqueira buscaram a sala do Empreendedor para alterar o ramo de atividade da empresa, passando de distribuidora para indústria de cosméticos. Junqueira conta que quando iniciaram o negócio, em 2017, o processo foi burocrático e demorado. “Passamos por dificuldades e não acreditei que agora seria rápido, mas foi”, disse. O sócio, Guedes, parabeniza a iniciativa da Prefeitura. “Quando viemos fazer a alteração de atividade, fomos surpreendidos pela Sala do Empreendedor, que viabiliza, desburocratiza e agiliza o processo. E o empreendedor precisa é disso, de agilidade”, comentou hoje, 14 de maio, após receber do secretário de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, Mário Cardoso, o alvará.

O secretário destaca que a Sala do Empreendedor reúne, em único lugar, servidores das secretarias de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento; Meio Ambiente; Planejamento Urbano; e Vigilância Sanitária. “Isso reflete na desburocratização do processo e redução no tempo de espera. A Sala foi criada por uma determinação do prefeito Dr. Link, a muitas mãos, e o resultado deste trabalho árduo está aí, com uma média diária de 30 atendimentos e seis alvarás emitidos”, disse Cardoso. Desde quando foi inaugurada, em 13 de março, até o momento, a Sala do Empreendedor soma 1.375 atendimentos, e emissão de 301 alvarás.

Demanda antiga: Não são apenas os empreendedores que comemoram a criação da Sala do Empreendedor. O presidente da Associação dos Contabilistas de Sapucaia e Esteio, Júlio Cézar Ramos, diz que a iniciativa da Prefeitura foi uma conquista, pois era uma reivindicação da classe. “Nossa categoria olha para isso com grande satisfação, porque só quem enfrentou a via sacra que era preciso enfrentar, indo a diferentes secretarias, entende a importância da criação desta Sala do Empreendedor. Sem dúvida, é um facilitador para a categoria e para os empresários”, destacou.

Serviços: Na Sala do Empreendedor estão disponíveis diferentes serviços, como solicitação e renovação de alvarás sanitários, alteração cadastral, inscrição municipal, licença ambiental, certidão de zoneamento, e emissão de declaração de áreas regulares e irregulares. No local também há atendimento personalizado para o Microempreendedor Individual, com abertura, alteração e baixa de CNPJ, e declaração de faturamento anual. A Sala do Empreendedor fica ao lado do Centro Administrativo e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h15 às 18h15. O telefone é 3451-8045.