Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: seg, maio 13th, 2019

Sapucaia registra três casos de Dengue

A Prefeitura de Sapucaia do Sul alerta sobre os cuidados para a prevenção da Dengue, pois recentemente três casos autóctones (adquirido na cidade) da doença foram confirmados. Estes são os primeiros registrados na cidade, e todos em uma única rua, no bairro Nova Sapucaia. Esteio já soma 16 casos, e São Leopoldo, dois.
Para evitar que mais pessoas na cidade contraiam a doença, a equipe da Vigilância em Saúde, junto com os agentes de saúde da ESF João de Barro, realizou ação de bloqueio de transmissão na região onde foram detectados os casos. Já foram feitas duas aplicações de inseticida (fumacê) para eliminação dos mosquitos Aedes aegypti adultos, e vistorias em 307 imóveis, para destruição dos focos do inseto, entre outras ações. Nas demais regiões da cidade, os agentes de endemias seguem com trabalho diário de visitas domiciliares, com coleta de larvas e orientação da população, além de vistoria de Pontos Estratégicos (PEs), como borracharias, floriculturas e cemitérios.
Como forma de prevenção da Dengue, a secretária de Saúde, Roberta Bazzo, orienta para o uso de repelentes, além de colocação de telas nas janelas. “Também é fundamental evitar os focos dos mosquitos. A população precisa fazer a sua parte, eliminando ou tampando, em seus pátios, recipientes que possam acumular água, como bacias, baldes, pratinhos de plantas, e tratando água das piscinas”, disse. Somente neste ano, foram encontrados 271 focos do Aedes aegypti, em toda a cidade.

Sintomas: Os sintomas da Dengue são febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dores de cabeça, nos olhos, muscular, e nas articulações; prostração e aparecimento de erupções cutâneas vermelhas. Quem apresentar estes sintomas deve procurar uma unidade de saúde