Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: seg, abr 22nd, 2019

Parceria entre Município e Ulbra garante monitoramento de água em arroios

Esteio – Uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) de Esteio e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) vai realizar o monitoramento da qualidade das águas de arroios e canais que atravessam o Município. Na manhã de segunda-feira, 22, foi realizada a primeira coleta no Bairro Novo Esteio, no canal de drenagem da Av. Rio Branco e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Corsan.
O diretor técnico de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da SMMA, William Papi, e o engenheiro químico da secretaria Ademir Souza acompanharam o grupo de alunos da professora de Engenharia Ambiental e Biomedicina da Ulbra, Renata Farias Oliveira. A cada coleta, o grupo de estudantes analisará parâmetros físico-químicos da água, como nitrogênio, fósforo, turbidez e potencial hidrogeniônico, entre outros, comparando a qualidade de um arroio poluído e de uma estação de tratamento. A iniciativa, uma meta prioritária do Governo, permitirá que a Prefeitura possa planejar ações para solucionar eventuais inconformidades.
De acordo com Renata, o monitoramento faz parte do curso de Biomedicina, mas está integrado nas disciplinas que devem levar os conhecimentos de graduação para a comunidade. “Eles devem apresentar algum trabalho que possa fazer diferença aos moradores do bairro. O acompanhamento é feito e, no encerramento da disciplina, os alunos apresentam à comunidade um trabalho de conclusão sobre o estudo feito”, explicou. “Aqui precisamos avaliar a estação de tratamento e quais são os benefícios que ela traz. A proposta é de que três em três meses sejam realizadas estas ações”, concluiu.
Mas os cuidados com a água também dependem da colaboração de todos. Não descarte lixo e entulho em arroios e canais da cidade e também evite fazer ligações clandestinas de esgoto sanitário, conectando as tubulações residenciais à rede de saneamento básico instalada pela Corsan.