Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: seg, abr 22nd, 2019

Curso no CEU ensina a fazer mochilas com jeans usados

Esteio – Dar uma nova utilidade para jeans velhos ou em retalhos. Com esta ideia, a oficineira Sabrina Machado deu início, na tarde de segunda-feira, 22, à oficina “Reciclagem em jeans: mochila básica” no Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU) de Esteio. Nas aulas, ela ensinará desde o desmanche da calça, passando pela modelagem, pelo corte e pela costura do tecido, transformando-o em um novo objeto.
O primeiro encontro teve a participação de alunas de Esteio, de Canoas e de São Leopoldo. É o caso da professora aposentada Flávia Cantanhede, 55 anos, que soube da oficina através de um jornal leopoldense. Como ela já tinha noção de costura, decidiu aprender a técnica. “As roupas jeans nunca têm fim. Quando já não tem mais uso como calça, podemos reciclá-las e disponibilizá-las em outras coisas, para que mais pessoas possam usufruir”, disse. Ela pretende fazer mochilas para doar a escolas com crianças em situação de vulnerabilidade social, organizações não-governamentais (ONGs) e entidades. “Se temos condições de fazer isto, devemos doar. Não há razão para colocar fora roupas que podem ser utilizadas para outros fins depois”, concluiu.
O curso ainda terá mais dois encontros, um na próxima segunda-feira (29) e outro no dia 5 de maio. As vagas já foram fechadas com uma turma de 11 alunas. Quem tiver interesse em deixar seu nome para ser avisado em caso de abertura de uma nova oficina, pode entrar em contato com a coordenadora do CEU, Iara Pacheco, através do telefone 3433-0259.
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) integra, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. Em Esteio, ele está localizado junto ao Loteamento Pôr-do-Sol, no final da Rua Rio Grande.