Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: ter, abr 16th, 2019

Sapucaia realiza Conferência Municipal de Saúde para discutir o SUS

Usuários e trabalhadores do SUS de Sapucaia do Sul reuniram-se no sábado, 13 de abril, para discutir o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, na 6ª Conferência Municipal de Saúde. Durante evento, foram eleitas as propostas que serão levadas para a etapa estadual. O evento, ocorrido no Auditório da Escola Vanessa Ceconet, foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde.

Ainda durante a manhã, o psicólogo, especialista em psicologia da saúde e mestre em gestão pública, Luis Carlos Bolzan, ministrou a palestra “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo”. Após, em grupos, foram discutidas e analisadas as propostas sugeridas nas pré-conferências realizadas nas quatro regiões da cidade.

Propostas: Entre as propostas aprovadas, que serão levadas para a Conferência Estadual, que ocorre de 24 a 26 de maio, em Porto Alegre, estão: garantir que os determinantes e condicionantes da saúde (trabalho, educação, transporte, moradia, lazer, alimentação) sejam acessíveis a todas as pessoas utilizando o princípio da equidade; defender o enfrentamento da violência nas relações de trabalho, com foco na prevenção dos diversos tipos de violência; garantir a reforma psiquiátrica através da ampliação e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial; ampliar e fortalecer a Atenção Básica como porta de entrada e ordenadora do sistema de saúde, aplicando o princípio da referência e contra referência; garantir que os planos privados de saúde façam ressarcimento para o SUS do serviço ofertado ao seu cliente no prazo estabelecido; garantir a integralidade do repasse do recurso financeiro dos entes federativos, no mês subsequente à competência do processamento; entre outras. Durante a conferência também foram eleitos 24 delegados, entre usuários, trabalhadores e gestores, que representarão Sapucaia na Conferência Estadual.