Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: seg, abr 1st, 2019

Alterações no sistema da Coleta Seletiva chegam ao Novo Esteio

A partir de quinta-feira, 4, os moradores do Bairro Novo Esteio terão o caminhão que coleta o material reciclável passando na frente de suas residências. Com isso, quem faz a separação de resíduos em casa não precisará mais fazer o cadastro junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) para a retirada dos resíduos. Basta embalar adequadamente o lixo reciclável e colocar na frente de casa às quintas-feiras, das 8h30min às 12h e das 13h às 16h30min, dias nos quais o caminhão da Coleta Seletiva circulará pelo bairro. Na manhã do sábado, 30, agentes da SMMA realizarão uma panfletagem sobre o tema na região e os moradores também poderão esclarecer suas dúvidas.

A alteração no sistema de recolhimento de resíduos recicláveis em Esteio começou a ser implantada em agosto de 2018. Desde então, o novo formato já está em uso nos bairros Tamandaré, Liberdade, Ezequiel, Três Portos e Vila Osório. Entre as vantagens, estão o aumento da quantidade de materiais recolhidos e a facilidade aos moradores. A ampliação a novos locais está sendo possível pois, em novembro de 2018, a SMMA recebeu um novo caminhão para a coleta.

Enquanto a mudança não chega a todos os bairros da cidade, a Coleta Seletiva continua sendo realizada no Município pelo modelo de cadastro. O morador deve preencher a ficha de adesão, disponível em formulário online, e separar os materiais que deseja descartar nos dias em que o caminhão passa pela sua residência. É necessário ter alguém em casa para entregar os resíduos separados.

Todo o material reciclável recolhido pela Coleta Seletiva é encaminhado para a Cooperativa de Recicladores de Esteio (Cootre), parceira da Prefeitura, que cede o galpão onde os materiais são reciclados. O que é coletado é enviado à Cooperativa, proporcionando emprego e renda para seus integrantes, através da separação, do processamento e da venda de resíduos como plástico, papelão e alumínio.

O que pode ser reciclado
Garrafas, potes de produtos alimentícios, perfumes, produtos de limpeza, potes, embalagens, tampas, sacos, sacolas, latas, alumínio, cobre, revistas, jornais, folhas de papel, caixas de papelão, óleo de cozinha usado e materiais eletrônicos (lâmpadas não são recolhidas).