Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: seg, abr 1st, 2019

Prefeitura de Sapucaia segue orientando sobre cuidados com escorpião-amarelo

A Prefeitura de Sapucaia do Sul pede cuidado da população para evitar acidentes com o escorpião-amarelo. Mesmo não sendo nativo do nosso Estado, o animal já foi encontrado em diversos municípios gaúchos, entre eles Sapucaia, nos bairros Piratini e Três Portos. Desde quando foi registrada a presença do escorpião-amarelo na cidade, no final do ano passado, a Vigilância Ambiental tem trabalhado na sua captura, controle da sua dispersão e na orientação dos sapucaienses.

  O escorpião-amarelo apresenta veneno perigoso, podendo levar a óbito, principalmente entre crianças, idosos e pessoas debilitadas.  Em caso de acidente, a pessoa deve ser encaminhada para a Fundação Hospital Municipal Getúlio Vargas, que já conta com soro disponível. “É importante que a pessoa informe que foi picada pelo escorpião-amarelo, assim que chegar ao hospital”, explica a bióloga da Vigilância Ambiental, Daniela de Moraes. A Vigilância em Saúde também deve ser comunicada em caso de acidente, ou se o animal for visto, através dos telefones 3451-0624 e 34526119.

Para evitar a presença do escorpião-amarelo, a bióloga destaca alguns cuidados que a população deve tomar. “É importante manter as residências e pátios limpos, não se esquecendo de se proteger com luvas e calçados durante a limpeza. Deve-se realizar o controle de baratas, vedar ralos, caixas de gordura e frestas, e manter móveis afastados das paredes. Verduras precisam ser limpas ao serem levadas para casa, assim como caixas e madeiras, trazidas da rua, devem ser vistoriadas”, disse Daniela.