Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: ter, mar 26th, 2019

Cerca de 150 exames de Tuberculose são feitos em Sapucaia por mês

Exames podem ser feitos no ambulatório de infectologia ou nos postos de saúde
Um dia após o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado neste domingo, 24 de março, a Prefeitura de Sapucaia faz um alerta para a doença que tem cura, mas que deve ser tratada corretamente. No Município, a rede pública de saúde conta com um serviço especializado e gratuito no diagnóstico, investigação e tratamento. Mensalmente, são realizados 150 exames de escarro (BK) e, atualmente, 55 pessoas estão realizando tratamento na cidade.
O enfermeiro da Unidade de Referência em Tuberculose, Vagner Bitencourt, salienta que a tuberculose tem cura, mas o tratamento, que é de seis meses, no mínimo, deve ser feito até o fim. “Entre 15 dias e um mês após o início do tratamento, os sintomas desaparecem. Mas o tratamento deve ser feito corretamente, até o fim, conforme orientação”, disse. Bitencourt explica que os sintomas da doença são tosse com ou sem catarro por mais de duas semanas, suor noturno e emagrecimento rápido. “Quem tiver estes sintomas ou tiver tido contato próximo com alguém com tuberculose, deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa ou o ambulatório de infectologia”, disse.
O exame do escarro pode ser feito no Ambulatório de Infectologia (Rua Sete de setembro, nº35, Santa Catarina), onde fica a unidade de referência em Tuberculose da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou nos postos de saúde. O exame também é feito na Fundação Hospital Getúlio Vargas, na UPA e no CAPS AD. O tratamento da tuberculose é feito na unidade de referência ou no próprio posto de saúde, dependendo da gravidade.
Capacitação: Servidores da Unidade de Referência em Tuberculose, Ambulatório de Infectologia e Vigilância em Saúde participarão do Simpósio de Atualização em Tuberculose que acontece amanhã, 26 de março, em Porto Alegre. A atividade será promovida pela Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul, na Associação Médica do Rio Grande do Sul.