Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: sex, mar 15th, 2019

Guardas Municipais participam de formação Grupo de Ação Integrada Ambiental  

A Prefeitura de Sapucaia do Sul promoveu uma capacitação para os novos servidores da Guarda Municipal sobre o Grupo de Ação Integrada Ambiental – GAIA. A atividade aconteceu na manhã de quinta-feira, 14 de março, no Auditório da Secretaria de Meio Ambiente, com objetivo de qualificar a atuação do grupo. O GAIA é uma patrulha que realiza rondas e atende denúncias relacionadas ao descarte irregular de lixo em terrenos baldios e vias públicas, entre outras.

Na capacitação, foram abordadas a lei do GAIA e leis ambientais, além de formas de autuação e encaminhamentos. Os temas foram apresentados pela advogada Daniela Garcia dos Santos Bitencourt, e pela fiscal do GAIA Daiane Vomero Dornelles.

O comandante da Guarda Municipal, o sargento Danilo Severo Falcão, salienta que os novos servidores assumiram as funções no final do ano passado, e que já participaram de um curso com o Ibama. “Estas capacitações são muito importantes, pois eles trabalham diretamente com as pessoas flagradas descartando os resíduos nas ruas”, disse.

Além do descarte irregular de resíduos sólidos, o GAIA também atua na fiscalização da descarga de materiais de construção em calçadas e vias pública; na ausência de passeios públicos ou calçadas sem condições de circulação; e no recolhimento de veículos sem condições de trafegar, que são abandonados na rua. Fazem parte do GAIA as secretarias municipais de Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Guarda Municipal. As denúncias devem ser feitas através dos telefones 153 (Plantão 24 horas – Guarda Municipal); 3452-7358 (Secretaria de Meio Ambiente); ou pelo 0800-6442111 (Ouvidoria, apenas para telefone fixo) e  3451-8053 (Ouvidoria).