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Pubicado em: seg, mar 11th, 2019

Prefeitura de Sapucaia fiscaliza e multa quem joga lixo nas ruas

Cada um deve ser responsável pelo lixo que produz. Por isso, em Sapucaia do Sul, a Prefeitura está intensificando, a partir desta semana, o trabalho de fiscalização, através do Grupo de Ação Integrada Ambiental – GAIA, ligado às secretarias e Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Segurança e Trânsito. Quem joga lixo, galhos, móveis velhos ou restos de construção em terrenos baldios ou áreas públicas, está sujeito a multa.
Quem é flagrado descartando lixo na rua é notificado, e se não realizar a limpeza no local dentro do prazo estipulado, é multado. Tanto o prazo de limpeza quanto a multa variam de acordo com a infração. O prazo mínimo para limpeza é de sete dias, e as multas são a partir de R$400,00.
Mas, para que haja a autuação, é necessário que quem estiver descartando o lixo seja pego em flagrante. Para isso, é fundamental que, na denúncia, o endereço seja comunicado corretamente, e se o descarte foi feito pelo condutor ou passageiro de algum veículo, que a placa deste seja informada. Também facilita se o denunciante fotografar ou filmar o ato. As denúncias devem ser feitas através dos telefones 153 (Plantão 24 horas – Guarda Municipal); 3452-7358 (Secretaria de Meio Ambiente); ou pelo 0800-6442111 (Ouvidoria, apenas para telefone fixo) e 3451-8053 (Ouvidoria).