Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: seg, fev 25th, 2019

Poema representando Uruguaiana vence o 5º Esteio da Poesia Gaúcha

O poema “O Fundo do Poço”, obra do uruguaianense Silvio Aymone Genro, foi o campeão do 5º Esteio da Poesia Gaúcha, festival organizado pela Prefeitura de Esteio cuja final foi realizada no sábado, 23, no Seminário Claretiano. Outro trabalho em destaque na noite foi “Restevas do Carovi”, de Rodrigo Canani Medeiros. Além de ficar com o segundo lugar entre os poemas, a apresentação rendeu a Neiton Bittencourt Perufo o troféu de melhor declamador (intérprete) e a Fernando Graciola o título de melhor amadrinhador (músico que acompanha o declamador). A poesia levou, ainda, o troféu de melhor apresentação em palco.
A festa cultural seguiu com a solenidade de abertura oficial. O prefeito Leonardo Pascoal saudou o público, desejou sucesso aos participantes e lembrou que o festival cresceu ao longo de cinco edições, necessitando de um espaço maior.
O festival continuou com os declamadores adultos na defesa dos dez poemas finalistas do festival, escolhidos entre 441 inscritos para o evento. Acompanhados de amadrinhadores, os declamadores colocaram emoção nas interpretações, deixando para a Comissão Avaliadora a difícil tarefa de escolher os premiados da noite.
Antes da entrega dos troféus, o quarteto Coração de Potro, grupo de Lages/SC que é um dos maiores nomes da música gaúcha na atualidade, fez o show de encerramento.
Além dos troféus, os campeões do Esteio da Poesia ganharam brindes especiais de apoiadores do festival. O autor do melhor poema vai ganhar uma pescaria em Esquina – Corrientes, na Argentina; o melhor declamador ganhou uma mateira da Malacara e o melhor amadrinhador ganhou um conjunto com faca da Mauro Rosado Cutelaria e bainha da El Paysano Sogueria Criolla.O festival teve patrocínio das empresas In Betta.

Resultados
1º Esteio do Amanhã
Mirim
1º lugar – Dara Mortagna Netto
2º lugar – Luiza Barbosa Dias

Juvenil
1º lugar – Julia da Rosa Severo
2º lugar – Victor Renato Von Dentz

5º Esteio da Poesia
Poemas
1º lugar: “O Fundo do Poço”, de Silvio Aymone Genro
2º lugar: “Restevas do Carovi”, de Rodrigo Canani Medeiros
3º lugar: “Pra Versejar uma Ausência”, de Alcindo Neckel e Luis Lopes de Souza

Declamadores
1º lugar: Neiton Bittencourt Peruffo, na interpretação de “Restevas do Carovi”
2º lugar: Silvana Giovanini, na interpretação de “As Asas de Don Negro”, de Danilo Kuhn
3º lugar: Liliana Cardoso Duarte, na interpretação de “Liberdade”, de Matheus Costa

Amadrinhadores
1º lugar: Fernando Graciola, em “Restevas do Carovi”
2º lugar: Guilherme Castilhos, em “Liberdade”
3º lugar: Cristian Sperandir, em “O Último Adeus”