Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: ter, fev 19th, 2019

Esteio será a Capital do Verso Gaúcho no próximo sábado

Com condução da apresentadora e cantora Shana Müller, a festa cultural começa às 19h, no Seminário Claretiano (Rua Padre Roberval Laperer, s/nº – Parque Claret). A entrada é gratuita e em caso de mau tempo o evento será transferido para a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900 – Centro).

Primeiro, sobem ao palco 10 declamadores entre oito e 16 anos, classificados para a final do 1º Esteio do Amanhã. Os concorrentes precisam declamar poemas que já tenham participado de festivais como o Esteio da Poesia, Bivaque (Campo Bom), Tertúlia (Santa Maria) e Sesmaria (Osório), entre outros. Os dois melhores da categoria Mirim (entre oito e 12 anos) e da categoria Juvenil (entre 12 e 16 anos) ganham troféus.

A programação segue com apresentação da Orquestra Municipal de Esteio e do cantor esteiense Robson Paines. O show de abertura com artistas de Esteio já é uma tradição do festival.

Após, será a vez dos declamadores adultos apresentarem os 10 poemas inéditos finalistas do 5º Esteio da Poesia Gaúcha. Serão premiados com troféus os três melhores poemas, intérpretes e amadrinhadores. Os campeões vão ganhar, também, prêmios oferecidos pelos apoiadores do festival: uma viagem de pescaria em Esquina – Corrientes, na Argentina, para o melhor poema; um kit com mateira, garrafa térmica, cuia, porta cuia e porta erva da Malacara, para o melhor declamador; e uma faca artesanal com bainha em couro oferecidas numa parceria da Mauro Rosado Cutelaria e El Paysano – Sogueria Criolla, para o melhor amadrinhador.

Depois das apresentações e antes da divulgação do resultado final, o Quarteto Coração de Potro, de Lages/SC, um dos maiores grupos da música gaúcha na atualidade, sobe ao palco para o show de encerramento. Além dos quatro integrantes do grupo, (Kiko Goulart, Vitor Amorim, Ricardo Bergha e Maicon Oliveira), os músicos Ricardo Comasseto (gaita ponto), Felipe Karam (violino) e João Paulo Deckert (bandoneon) também participarão do show que promete empolgar e emocionar o público.