Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: ter, fev 19th, 2019

Aedes aegypti: Mais de 300 imóveis já foram vistoriados em Sapucaia

Desde segunda-feira, 18, equipes da Vigilância em Saúde da cidade estão vistoriando imóveis, através do LIRAa – Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti, atrás das larvas do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika. Na tarde de terça-feira, 19, a ação iniciou no bairro Diehl.
Uma das casas visitadas, na Rua Pelotas, foi a da representante comercial Valdiju Flach, de 40 anos. Para ela, ações como esta da Prefeitura são importantes para chamar a atenção da comunidade. “Sempre cuido das minhas plantas e, também, da piscina, mantendo-a sempre limpa e com cloro”, disse. A moradora da rua Bagé, Luciana Albano, 40, também fica atenta quando o assunto é o Aedes aegypti. “Minha mãe gosta muito de plantas então sempre cuidamos para não acumular água nos pratinhos dos vasos”, disse a operadora de caixa, que também prestou atenção nas dicas dadas pelas agentes da Vigilância.

Diagnóstico rápido
O LIRAa é uma metodologia rápida para avaliação de incidência do mosquito na cidade. Os resultados possibilitarão esforços para áreas consideradas críticas. O objetivo da ação é permitir diagnóstico rápido da situação entomológica de um bairro, para direcionamento das ações de controle do vetor e de educação em saúde.
A atividade será executada de 18 a 22 de fevereiro pelos profissionais da Vigilância Ambiental do Município. Durante este período, estima-se vistoriar 1.700 imóveis. Até agora, foram visitados imóveis dos bairros Primor, Capão da Cruz, São Cristóvão, Lomba da Palmeira, Piratini, Getúlio Vargas, Três Portos, Boa Vista, entre outros.
Visitação: O LIRAa será executado em parceria entre os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, totalizando cerca de 100 profissionais. Os agentes estarão identificados com coletes da Secretaria da Saúde e crachás e necessitarão da compreensão da população facilitando o ingresso para vistoria dos pátios. A visitação ocorrerá em alguns imóveis de quarteirões sorteados aleatoriamente. Os bairros com cobertura de Estratégia de Saúde da Família receberão as vistorias dos Agentes Comunitários durante o LIRAa.