Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: qua, jan 30th, 2019

Meio Ambiente libera aves silvestres apreendidas em operação

As aves silvestres apreendidas em Esteio na última terça-feira, 29, em uma ação conjunta envolvendo a Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), a Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) e a Brigada Militar, foram soltas na manhã de quarta-feira, 30. Os 19 pássaros eram mantidos de forma irregular e foram capturadas nos bairros São José e Tamandaré após denúncias anônimas. Os animais aptos foram soltos em pontos variados da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Morro de Sapucaia.

Ana Maria Juliano, 58 anos, é bióloga mestranda em biodiversidade e administra o local de soltura dos animais. Ela explica que as espécies que vivem no local, entre outros benefícios, auxiliam em ações de educação ambiental com crianças que visitam o espaço. “As turmas que vêm para as trilhas sempre são muito curiosas em relação às espécies. Todas as crianças que fazem a visita saem daqui com novos aprendizados, encontrando espécies e perguntando como podem ajudar. Contagiamos eles com o amor pela natureza”, disse. A equipe da Rede Municipal de Educação Ambiental acompanhou a ação, visando conhecer o local para futuros projetos.

Os animais, encontrados presos em gaiolas e sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), foram levados até a SMMA e avaliados para que ocorresse a soltura em local adequado. As aves foram soltas em áreas abertas, mata fechada e borda de mata, conforme o estudo realizado pelos profissionais da SMMA. Os papagaios apreendidos foram enviados para a unidade do Ibama em Porto Alegre, onde passarão por avaliações e exames.

O coordenador de Políticas Ambientais da SMMA, Samuel Vargas, ressalta que a criação irregular de animais silvestres é crime previsto nas leis 9.605 (Art. 29) e 6.514 (Art. 24). Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria da Prefeitura de Esteio (0800-541-0400).