Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: qui, nov 1st, 2018

Inaugurado o Centro Administrativo de Saúde de Esteio

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 31, o novo Centro Administrativo de Saúde (CAS) de Esteio, espaço na Avenida Padre Claret, 666, que reúne, em um único edifício, serviços que antes ocupavam quatro imóveis, possibilitando uma economia de R$ 15 mil mensais para a Prefeitura, além de facilitar o acesso da população.
Em seu discurso, o prefeito Leonardo Pascoal agradeceu ao trabalho de vários servidores de toda a Administração Municipal na mudança, destacou o papel do vice-prefeito Jaime da Rosa e fez um breve histórico do projeto, desde a primeira proposta do então secretário municipal de Saúde Gerson Cutruneo, agora diretor da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio, até a inauguração do Centro, comandada pela atual titular da SMS, Ana Boll. Pascoal afirmou que, mais importante que o ganho financeiro com redução de alugueis e despesas, é a facilidade de acesso da população e o ganho na gestão de toda a área de Saúde, com 126 servidores da pasta atuando no mesmo prédio. “Nós estaremos muito próximo da ponta, especialmente pela Regulação e pela Farmácia Básica Municipal. Vamos estar mais de perto, sentindo o que a população pensa, seja em relação à qualidade no atendimento quanto a eventuais problemas, o que facilita o trabalho para que possamos resolvê-los”, afirmou.
A implantação do CAS foi elogiada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo. “Isso aqui é inovação. Nós estamos reduzindo aqui R$ 180 mil por ano de aluguel, sem falar que o custo-benefício não é somente no dinheiro que está sendo poupado, mas sim a questão do valor humano, com vários serviços centralizado. A facilidade de acesso das pessoas não tem preço”, afirmou o vereador, que estava acompanhado na cerimônia pelos colegas Luiz Duarte, Rute Pereira e Fernanda Fernandes. “Vida longa ao Centro Administrativo de Saúde e que possamos crescer ainda mais e valorizar ainda mais a saúde em Esteio”, disse.
O Centro Administrativo de Saúde reúne os setores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância em Saúde (vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador), a Farmácia Municipal e o Agendamento/Regulação de consultas e de exames especializados. Também foram transferidos para o novo prédio, a Ouvidoria, Serviço Social, Transportes, Recursos Humanos, Atenção Básica, Financeiro, Auditoria, Processamento, Diretoria Administrativa, TI e o Gabinete da Secretária; a distribuição de fraldas, de medicamentos de responsabilidade do Estado e o MedCasa; e as sedes dos conselhos municipais de Saúde (CMS) e de Políticas sobre Drogas (Comad).