Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: seg, out 29th, 2018

Alunos da rede municipal iniciam aulas práticas da Oficina de Robótica

Esteio – Quinze alunos dos centros municipais de Educação Básica (CMEBs) Flôres da Cunha e Oswaldo Aranha iniciaram, na manhã de segunda-feira, 22, as aulas práticas da Oficina de Robótica que está sendo oferecida pelo Colégio Coração de Maria. As aulas seguirão até o dia 17 de dezembro, desenvolvendo e despertando o interesse dos alunos do 6º ano das duas escolas esteienses pela tecnologia.
O curso está sendo ministrado pelo professor de robótica educacional do Colégio, Gilmar Alves Ferreira, que se encontrará com os alunos nas próximas oito segundas-feiras e em duas quartas-feiras para a montagem de diferentes máquinas. “No 6° ano, as crianças passam a ter aulas mais voltadas à engenharia na Matemátia, Física e Química. A partir desta idade, elas já devem aprimorar seus conhecimentos na área, pois atualmente eles vivem no mundo da tecnologia”, disse.
No decorrer da capacitação, os alunos trabalharão em grupos de três de estudantes com o uso de kits de robótica educacional da linha Lego Mindstorms Education ev3. Além disso, na primeira aula cada um recebeu um estojo com manuais de como montarão os objetos em aula.
O curso de robótica foi a contrapartida oferecida pelo Colégio Coração de Maria, que recebeu apoio financeiro da Administração Municipal para participar de uma feira em Sydney, na Austrália, O grupo, chamado Androids, participou do Torneio Mundial de Robótica em julho do ano passado, conquistando o primeiro lugar .
A seleção dos 15 alunos para participarem da oficina foi feita pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a partir de um estudo realizado nas escolas municipais para identificar quais alunos do 6º ano tinham mais interesse na área e melhor raciocínio lógico. A partir disto, foram selecionados os CMEBs Flôres da Cunha e Oswaldo Aranha, que atuam com jogos digitais. Ao término do curso, os alunos escolhidos ficarão com a responsabilidade repassar suas aprendizagens aos colegas.