Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: seg, jul 30th, 2018

 Experiência de Sapucaia com Plantas Medicinais é premiada em encontro estadual

O trabalho realizado em Sapucaia do Sul com plantas medicinais foi premiado na 12ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Biotivas e 1º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales, que ocorre que 26 a 28 de julho em Lajeado. O Município foi representado pelo Grupo de Trabalho de Plantas Medicinais, que expôs a experiência do Relógio do Corpo Humano e do Horto Medicinal, construídos na unidade de saúde ESF Terra Nova. A experiência de Sapucaia ficou entre os sete melhores trabalhos apresentados, recebendo certificação e futura publicação.

Desde maio deste ano, a comunidade do Posto de Saúde Terra Nova está usufruindo das plantas medicinais do Relógio do Corpo Humano e do Horto, e outro relógio já está sendo construído no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II. A ampliação das opções terapêuticas ofertadas aos usuários do SUS, com a garantia de acesso a plantas medicinais, de forma segura e eficaz, segue a Política Nacional de Assistência Farmacêutica e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

O Grupo de Trabalho de Plantas Medicinais é formado por servidores da Prefeitura, das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, e da Emater/RS. No evento em Lajeado, a experiência em Sapucaia foi apresentada pelas enfermeiras Fernanda Schirmann e  Verônica de Campos Magalhães, pela residente em enfermagem Geana Roatti, e pelo técnico da Emater, Robson Pereira.