Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: seg, jul 16th, 2018

Cresce em Sapucaia número de jovens e adultos que voltam a estudar

“Estudar é libertador. Não quero mais parar”. Esta frase resume o sentimento da sapucaiense Rosmari Pimental Nunes, de 40 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos – EJA de Sapucaia do Sul. Rosmari retomou os estudos há cerca de um ano na turma da Escola Municipal Júlio Ströher e viu sua vida mudar. Assim como ela, cerca de mil sapucaienses estão matriculados na EJA e viram na modalidade de ensino a chance de concluir os estudos e se qualificar.

Ao contrário de alguns municípios do Estado, a modalidade tem crescido a cada ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação. Neste primeiro semestre de 2018, 205 estudantes estão concluindo o Ensino Fundamental através da EJA. No mesmo período do ano anterior, foram 184 e, em 2016, foram 144.

O titular da secretaria municipal de Educação, Luciano Rodrigues, fala sobre este avanço. “Enquanto em alguns municípios do Estado está havendo desmonte desta modalidade de ensino, Sapucaia vem numa crescente valorização desta política pública, oportunizando novas matrículas em oito escolas, com recursos humanos qualificados e com projetos pedagógicos de sala de aula, laboratório de informática e outros projetos específicos para cada comunidade escolar”, ressaltou o secretário. A Prefeitura de Sapucaia do Sul oferece a modalidade em dez escolas municipais, oito com turmas no turno da noite, e duas com turmas no turno da tarde.