Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: qua, abr 25th, 2018

Remea ensina produção de artesanato com materiais recicláveis

Pensando em reduzir impactos no meio ambiente com o reaproveitamento de resíduos através da produção de artesanato, membros da Rede Municipal de Educação Ambiental de Esteio (Remea) promoveram, na terça-feira, 24, uma reunião sobre sustentabilidade no CRAS Território de Paz, no Parque Primavera, em Esteio. A atividade teve o apoio da equipe de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) e do Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (Paif).
Durante o encontro, foi conversado sobre as possibilidades de reutilização de materiais, o que se pode promover através do artesanato além da geração de renda e as contribuições para o meio ambiente. Para a oficina, foram usados tecidos que vieram da Cooperativa dos Trabalhadores Recicladores de Esteio (Cootre), que em vez de levar para o aterro sanitário, resolveram reaproveitar os panos.
A artesã voluntária do programa Conta Comigo, Diamantina Flora Cardoso, 70 anos, moradora há mais de 20 anos do Parque Primavera, ensinou como produzir tapetes com retalhos. Aposentada e com tempo para fazer uma renda extra, Dona Flora, como é conhecida pela comunidade, faz artesanato desde os 12 anos. “Venho de uma família de artesãos e faço de tudo um pouco, desde tricô, crochê e acessórios, por exemplo, além de colares e brincos. Divulgo e vendo muito pelo Facebook também”, afirmou.
Coordenado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (SMMA) e Educação (SME), a Remea promove encontros mensais com o objetivo de integrar e articular os projetos e ações voltados à conservação, preservação e sustentabilidade ambiental desenvolvidos em Esteio. Algumas das pautas que serão discutidas durante o ano estão ligadas ao bem-estar animal, ações de plantio de árvores e oficinas de brinquedos com material reciclável.