Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: seg, abr 16th, 2018

Escola de Educação Infantil de Sapucaia discute o autismo

Professores, atendentes e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Dalila da Silveira Oliveira, de Sapucaia do Sul, dedicaram a manhã de sexta-feira, 13 de abril, para aprenderem sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA). A formação, que aconteceu na própria instituição, foi promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação.

Durante a atividade, foram abordados tópicos como as características da criança autista, a melhor forma de abordagem, comunicação e convivência, e materiais pedagógicos. O secretário de Educação, Luciano Rodrigues, defende que professores da educação infantil devem ser capacitados para a educação especial. “É fundamental que os diagnósticos ocorram precocemente, para que os alunos e suas famílias tenham um atendimento de qualidade”, falou Rodrigues.

Segundo a professora do Atendimento Educacional Especializado da escola, Luciana Ramos, que foi uma das ministrantes da formação,  houve na instituição um aumento de alunos com diagnóstico de Autismo. “Precisamos falar mais sobre este transtorno, pois já temos cinco casos aqui. O trabalho na escola é tão importante, que quando é realizada uma análise médica, o pediatra pede para que os pais vejam na escola como é o comportamento do filho, e só assim tem o resultado preciso do TEA naquela criança”, disse Luciana. A formação também foi ministrada pela coordenadora do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Letícia Teixeira; além da assessora de Educação Especial da secretaria, Elisete Moreira da Silva.