Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: qui, abr 5th, 2018

Esteio pode ter semana destinada à saúde da coluna vertebral

A Câmara de Vereadores de Esteio vai encaminhar nesta semana ao Executivo, a proposta de iniciativa do vereador Euclides Castro(PP), instituindo a Semana da Saúde da Coluna Vertebral e a realização do Teste de Avaliação Ortopédica da Coluna, o Teste do Minuto, no município. A intenção é de que escolas da rede municipal de ensino realizem, obrigatoriamente, o teste do minuto, nos alunos da rede, preferencialmente durante a respectiva semana de saúde vertebral – com data específica ainda não definida.
Conforme o vereador, a Semana da Saúde da Coluna Vertebral se caracterizará por um conjunto de atos de avaliação e sensibilização para o tema da saúde da coluna vertebral. A meta é que o poder público promova palestras, cursos e outros eventos de divulgação, que tenham por objetivo esclarecer aos estudantes os riscos da utilização inadequada de mochilas. E, também, as consequências da sobrecarga de peso à coluna vertebral em crianças e adolescentes. A ideia, segundo o parlamentar, é estabelecer ações que possibilitem a conscientização e a sensibilização dos estudantes municipais quanto aos potenciais problemas ortopédicos e, sobre providências simples, mas de grande efeito para a prevenção daqueles mesmos eventuais problemas. “Estaremos desenvolvendo uma consciência cívica voltada às necessidades públicas, uma vez que o projeto de lei também tem por objetivo divulgar informações entre os alunos da rede pública e as medidas preventivas dos problemas ortopédicos decorrentes do uso inadequado das mochilas, por exemplo”, falou.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% das pessoas sofrem pelo menos um episódio de dor na lombar ou na cervical durante a vida. A dor pode ter diversas origens, mas os desgastes das vértebras, dos discos e dos ligamentos da coluna, acontecem de forma natural, conforme o envelhecimento.