Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: seg, abr 2nd, 2018

Diagnóstico do câncer infantojuvenil é tema de formação na UBS Cruzeiro

Esteio – Profissionais que compõem a Estratégia de Saúde da Família de Esteio receberão uma formação voltada para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A capacitação será na Unidade Básica de Saúde Cruzeiro (Rua Hortêncio Guilhermino Batuta, 52), com início na quinta-feira, 5, às 15h. Ainda ocorrerão mais três formações, nos dias 12, 19 e 26 de abril. A atividade será ministrada pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), em parceria com o Instituto Ronald McDonald.
O ICI realiza, desde 2013, o Programa Diagnóstico Precoce. O objetivo é conscientizar a população e capacitar profissionais da área da saúde e equipes de Estratégia da Família sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. O programa contribui para a diminuição do tempo entre o aparecimento dos sinais do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, potencializando as chances de cura com o diagnóstico em seus estágios iniciais. Desde a primeira formação, o ICI já capacitou mais de 800 profissionais nos municípios de Porto Alegre, Canoas e região da Serra Gaúcha.
Em Esteio, o programa será realizado entre abril e julho de 2018, com aulas ministradas na UBS Cruzeiro. Ao todo, 150 membros das equipes de saúde participarão da formação. As UBSs Primavera, Planalto e Novo Esteio também estão programadas para receber a capacitação.