Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: ter, mar 13th, 2018

Cultura promove oficinas gratuitas de teatro, orquestra e para a Terceira Idade

Esteio – Aqueles que gostam de dedicar o seu tempo em atividades culturais, como teatro e orquestra, podem se inscrever nos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL). Três oficinas gratuitas iniciarão no mês de março.
Aos amantes do teatro, o programa Teatro para Todos, ministrado por Nicole Silveira Textor, tem como objetivo promover o desenvolvimento do participante através de jogos, brincadeiras e exercícios que envolvam a criatividade, o faz de conta e a expressão corporal, utilizando técnicas teatrais. O projeto atenderá 128 alunos, divididos em oito turmas em quatro faixas etárias: Miniatores (seis a 10 anos), Amadores do Palco (11 a 13 anos), Encena (14 a 16 anos) e Dá pena… de não ver! (acima de 17 anos).
As matrículas e rematrículas acontecerão durante o horário das oficinas. Para novos alunos, elas ocorrem no dia 16 de março. Já para quem concluiu as atividades em 2017, as rematrículas serão no dia 14. As oficinas iniciam oficialmente entre os dias 21 e 23 de março. A turma 1 terá aulas às quartas-feiras e a turma 2, às sextas-feiras, com horários conforme a faixa etária: das 9h às 10h30min (Miniatores), das 14h às 15h30min (Amadores do Palco), das 16h às 17h30min (Encena) e das 20h às 21h30min (Dá pena… de não ver!).
Para quem quer aprender ou praticar suas habilidades musicais, há a opção de fazer parte da Orquestra Municipal de Esteio. O projeto em prática de orquestra tem oferta gratuita para 22 instrumentistas (12 violinos, quatro violas, quatro violoncelos e dois contrabaixos). Os músicos serão conduzidos pelo professor Ismael Almeida à formação de uma orquestra de cordas que realizará apresentações em eventos locais, escolas e em bairros do Município.
Os ensaios do grupo acontecerão todas as quintas-feiras, das 19h às 22h, com início já nesta semana (dia 8). Para inscrever-se, os interessados devem entrar em contato com o Ismael, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900), às quintas-feiras, das 18h30min às 19h. Para fazer parte, o candidato passará por uma audição.

Já para a Terceira Idade, há o Projeto Resgate da Melhor Idade, com oficinas de recreação, de artes e de artesanato. Além destas, a SMCEL pretende proporcionar aos idosos palestras, bate-papos, rodas de leitura e sessões de cinema. Os encontros acontecerão todas as segundas-feiras na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya das 14h às 16h30min, com a oficineira Sandra Panassol.