Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: seg, mar 5th, 2018

Educação Fiscal: Prefeitura de Esteio lança aplicativo

Aprender brincando sobre tributos, taxas, impostos, cidadania e destinação adequada dos recursos públicos, entre outros assuntos, muitas vezes complicados até mesmo para os adultos. Essa é a proposta do Fazendinha Fiscal, aplicativo desenvolvido pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) lançado na sexta-feira, 2, no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio.

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal lembrou que a Educação Fiscal, a partir de 2018, faz parte da Base Municipal Comum Curricular e que o aplicativo vai ajudar às crianças a compreender melhor sobre a responsabilidade fiscal. “Esse é um trabalho que levará aos alunos um conhecimento importante, fundamental não apenas para vida escolar, mas especialmente para o cotidiano, em sociedade. Esse aplicativo é uma ferramenta lúdica que, com certeza, vai facilitar esse trabalho junto às escolas, o tornando mais atrativo”, afirmou.

O APP
O Fazendinha Fiscal é um “joguinho” onde o porquinho Ruben tem que comprar sementes e plantar em sua propriedade. Depois do login, as crianças precisam responder um quiz para ter acesso à próxima fase. Com ajuda de personagens, como a professora Luana, o Seu Roque e o Vendedor Antônio, as crianças vão aprendendo sobre impostos enquanto conduzem o porquinho em seu trabalho. Vencida todas as etapas, Ruben faz uma dancinha de comemoração e deixa o jogador curioso com uma nova fase, que será lançada posteriormente.
O nome do aplicativo foi definido em concurso, vencido por Helena Severo, sete anos, estudante do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Oswaldo Aranha e integrante da Centro de Atividades Recreativas (Care), que fez uma apresentação no início da solenidade. O mascote do PMEF, Ruben – o Porquinho Fiscal, foi escolhido, também, por concurso. O desenho é da estudante Amanda Pires, aluna do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Flôres da Cunha.

As escolas que quiserem cadastrar seus alunos e ter acesso ao jogo podem fazer a solicitação pelo e-mail educacaofiscal@esteio.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3433-8120. A aplicação estará disponível na Google Play, loja da plataforma Android.