Pubicado em: qui, dez 21st, 2017

Museu Histórico de Esteio terá espaço no Seminário Claretiano

Esteio A ordem de início para as obras de restauração de um dos prédios do Seminário Claretiano para sede do Museu Histórico de Esteio foi assinada na tarde de terça-feira (19). A edificação tem 87,5 m² e será revitalizada, em um investimento de R$ 225,3 mil, para abrigar o acervo do museu, assim como servir de local para realização de exposições, pesquisas, registros, oficinas, palestras, educação patrimonial, entre outros, com o objetivo de resgatar a identidade cultural da cidade e da região.

“Esta obra não vai entregar somente um espaço para a comunidade, mas sim dois: este aqui, para a vinda do Museu Histórico ao Seminário, e na Casa de Cultura, onde hoje está o museu. A revitalização possibilita devolver um local importante do Seminário, uma construção muito especial, que está no coração de todos os esteienses”, comentou Pascoal.

O Museu Histórico de Esteio foi inaugurado, oficialmente, em setembro de 2015, e constitui um importante espaço para resgate e conservação da história do Município. A instituição está cadastrada junto ao Sistema Estadual de Museus (SEM) ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Enquanto a obra no Seminário não é concluída, ele continuará funcionando dentro da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900). Participaram do ato de assinatura da ordem de início da reforma o vice-prefeito, Jaime da Rosa, os secretários municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero, de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch, de Cidadania e Desenvolvimento Social, Tatiana Tanara, de Educação, Marcos Dal’Bó, de Saúde, Gerson Cutruneo, e de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno, além do presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella.

Museu Claretiano