Pubicado em: sáb, dez 22nd, 2012

O ASSUNTO É INVESTIMENTO

janeteO Estado do Rio Grande do Sul é o que menos investe em educação. É só o que a midia comenta nos últimos dias, e segundo ela a responsabilidade por este índice é de quem? Você leu? Dos professores aposentados ora. Quem trabalha uma vida dedicado à educação, nos últimos anos muito mais como babá do que como professor e contribui a vida toda com o IPE saúde e enquanto ativo paga o IPE previdência, estes são os culpados da má gestão do IPE e do dinheiro do contribuinte.

É uma análise tão simplista que beira o ridículo. O governo não paga o piso, não respeita o plano de carreira, e a maioria compreende a situação de penúria do Estado graças à Lei Kandir, no governo Collor. Mas daí a imputar ao professor aposentado a responsabilidade pelo descumprimento da lei é demais.

O que dizer dos governadores e seus dependentes, que trabalham quatro anos e se aposentam. E o Judiciário, que tem salários tão astronômicos que nossa vã filosofia não consegue compreender. Se o Estado custa caro, não é justo culpar justamente quem recebe os salários mais vergonhosos para tudo que se exige em formação e desempenho.

Lembro de uma coluna que escrevi sobre um artigo da Veja, que comentava que professor é a Geni, referindo a música de Chico Buarque em que tudo que acontece na cidade é culpa da Geni, ele canta: joga pedra na Geni. E parece que no RS é assim. Se o aluno evade ou reprova a culpa é do professor. A sociedade precisa ética, educação no trânsito, voluntariado, respeitar o meio ambiente, não jogar lixo na rua, a escola deve ensinar. A família nem citada mais é, quando se fala em educação, aquela que todo mundo devia aprender em casa mas não aprende por omissão dos pais. O professor é a palmatória da sociedade.

O bem estar social, o progresso e desenvolvimento do país, tudo passa necessariamente pela educação. E como é tratado o professor? Como um bode expiatório, que carrega a culpa por tudo de ruim que acontece por incompetência e descomprometimento de toda sociedade.

Como um aluno vai respeitar um professor se não respeita os próprios pais, se seus pais não respeitam o´professor e se a sociedade o estigmatiza negativamente?

Estou indignada! E você?