Pubicado em: qua, nov 22nd, 2017

Câmara de Esteio celebra Semana da Consciência Negra em ato solene

A Câmara de Vereadores de Esteio celebrou na noite de ontem(21), com Plenário lotado, a Semana da Consciência Negra. A atividade, neste ano de iniciativa da Mesa Diretora, integrada pelos vereadores Felipe Costella(PMDB), Sandro Severo (PSB), Fernanda Fernandes (PP) e Mário Couto (PDT), concedeu honraria para 41 pessoas que se destacaram em prol da igualdade e por sua contribuição por uma sociedade mais justa e fraterna. A solenidade,  que teve a participação do prefeito, Leonardo Pascoal, o diretor da Ceasa, Vanderlan Vasconselos, além das entidades ligadas à cultura afrodescendente, entre elas a ONG Unir Raças e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial (Compier), contou com a exibição do Projeto Balé Agro, da oficineira Sandra Figueiredo e da apresentação da professora Renata Carvalho.

Em sua fala, o presidente da Câmara, Felipe Costella, afirmou que a celebração pretende refletir a importância dos negros na sociedade. “Todas as áreas, incluindo a sociologia,  a religião, a política, a gastronomia, foram extremamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia para se comemorar e mostrar o profundo apreço pela cultura. É um dia para celebrar, mas também é necessário que combatamos o preconceito ainda tão aparente na sociedade. Também é preciso que se fala em preconceito para que possamos encontrar soluções para este, que é um problema social”, disse, colocando a Câmara à disposição da comunidade.

Já o prefeito, Leonardo Pascoal, parabenizou a iniciativa e destacou que é preciso convergir os pensamentos da sociedade. “Fazer com que todos, pardos, brancos, negros, ìndios, orientais possamos viver em harmonia, tendo como premissa o respeito”, afirmou.

A presidente da ONG Unir Raças, Odete Digo, fez um relato sobre a violência contra os negros, informando que as estatísticas apontam que de 100 pessoas que sofrem homicídios, no Brasil, 71  são negros. “O mais absurdo é a indiferença”, declarou. Ela ainda sugeriu que a próxima feira do livro seja dedicada ao gaúcho de Rosário do Sul, o poeta negro e fundador do Grupo Palmares,  Oliveira Ferreira Silveira.

Também o presidente do Compier, Jauri Machado, lembrou da tradição da Matriz Africana e  reforçou que este segmento também faz parte da Semana da Consciência Negra.

A solenidade em homenagem à Semana da Consciência Negra vem sendo realizada pela Câmara de Vereadores desde 2009. A atividade teve a participação dos vereadores Euclides Castro (PP). Ari Zanoni (PSB), Leo Dahmer (PT), Márcio Alemão (PT), Luiz Duarte (PT), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (PMDB).

IMG_6680