Pubicado em: qui, out 5th, 2017

Mutirão já agendou mais de 5,6 mil consultas especializadas

Esteio – Em quase três meses do Mutirão de Consultas Especializadas em Esteio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já soma 5.637 agendamentos até o final de setembro. A ação, que tem como objetivo reduzir as filas de espera, ampliou o quantitativo de atendimentos em traumatologia, cardiologia, dermatologia, oftalmologia, neurologia (adulta e pediátrica), endocrinologia, gastroenterologia, pneumologia e reumatologia.

Até 2016, o esteiense que precisasse de assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nestas áreas era incluído na fila de espera do Governo do Estado. Em abril deste ano, a Prefeitura contratou clínicas, por meio de credenciamento de prestadoras de serviços, e passou a encaminhar os pacientes diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme a ordem de posição na fila de espera. As especialidades com maior número de agendamentos no período são traumatologia (1.429), cardiologia (1.303) e oftalmologia (1.188). Dermatologia, com 907 agendamentos, neurologia adulto, com 389, e gastroenterologia, com 137, vêm na sequência.

De acordo com o titular da SMS, Gerson Cutruneo, o número de consultas e agendamentos realizados está dentro do previsto no início do programa. “O que tem nos surpreendido, de forma muito positiva, é a resolutividade dessas consultas, especialmente nas áreas da oftalmologia e da endocrinologia. A maioria dos pacientes que faz as consultas já realizam os exames e procedimentos cirúrgicos, quando necessários”, informou.

Com um problema de dores nas costas, Raul Fiel Braga, de 55 anos, morador da Vila Osório, estava na fila de espera para atendimento com traumatologista. “Eu nem me lembro quando foi a primeira consulta, anos atrás. Demorou para me chamarem. Mas agora foi rápido. Há duas semanas me ligaram e agora estou aqui sendo atendido. É uma iniciativa muito boa”, comentou, enquanto aguardava, no dia 27 de setembro, a consulta em uma das clínicas contratadas pela Prefeitura.

O mutirão de consultas especializadas faz parte do programa Esteio por Mais Saúde, que tem por objetivo qualificar a rede básica de saúde no município e, com isso, prestar melhores serviços à população. Além da contratação de consultas e exames, também estão previstas a ampliação do número de profissionais no setor, compra de equipamentos, melhorias na Farmácia Básica e na Fundação de Saúde Pública São Camilo e modernização nas unidades básicas de saúde (UBSs).20170927_EduardoBarattoLeonardi_ConsultasEspecialistasDoctorClin_abre