Pubicado em: qui, out 5th, 2017

Festa marca nova etapa do projeto “Um bebê em minha vida” em Sapucaia

A tarde desta terça-feira, 3 de outubro, foi de festa para o bebê Manuella. Ela teve uma festa com decoração da personagem Minnie, da Disney, muitos comes e bebes e, ainda, recebeu presentes dos seus convidados. Toda essa agitação faz parte da nova etapa do projeto “Um bebê em minha vida”, realizado na Escola Municipal Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul. O projeto tem como objetivo falar dos riscos, dificuldades e responsabilidades de uma gravidez precoce através de vivências com bebês simbólicos. Participam do projeto as duas turmas de 8º ano da instituição, que acompanharam a gravidez fictícia e o nascimento dos bebês Sophia e Manuella.
O prefeito de Sapucaia do Sul, Dr. Luis Rogério Link, acompanhou a atividade e falou sobre o projeto. “Este projeto é maravilhoso, porque faz com que os adolescentes sintam na pele a responsabilidade e os desafios, de serem pais tão cedo. A maternidade é um momento muito bonito e esperado na vida de um casal, mas deve ser planejado”, disse dr. Link, que participou do projeto realizando o parto dos bebês. A festa desta tarde foi organizada pelos estudantes do 8º ano, que tiveram como convidados os alunos do Pré 2 da instituição.

Números de gravidez diminuíram
Segundo a professora de ciências, Ana Paula Machado, idealizadora do projeto, desde que iniciou, em 2015, os índices de gravidez na escola diminuíram. “Sentimos a necessidade de falar sobre o tema, justamente porque havia muitos casos de gravidez na escola, em 2015, quando o projeto iniciou tínhamos 6 meninas grávidas, em 2016 apenas 1 e neste ano, até o momento, não tivemos registros de nenhuma gravidez”, disse.
Agora a próxima etapa do projeto será a luta pela guarda definitiva dos bebês. Através da montagem de um júri, os estudantes terão que dizer o porquê merecem ficar com os bonecos. Érica Fernanda Herbstrith, 14, já está preparada. “Vou tentar de tudo para ficar com a Sophia. Sei que vai ser difícil, mas vou tentar”, disse a menina. O aniversário de Sophia aconteceu no dia 28 de setembro. Sobre o projeto ela disse ter sido uma experiência muito interessante. “A gente não imagina o quanto é difícil cuidar de um filho. Tem que ter muito dinheiro e todas estas contas com gastos a gente fez”, contou.03.10.17.Festa Bebê Manuella.Virgínia do Erre (10)