Pubicado em: qui, out 5th, 2017

Alunos da escola Walmir Martins participam de programa de esporte e civismo   Prefeitura e Exército juntos no Programa Forças no Esporte – Profesp  

A tarde desta segunda-feira, 2 de outubro, foi diferente para um grupo de estudantes, de 7 a 11 anos, da Escola Municipal Prefeito Walmir Martins, de Sapucaia do Sul.  Eles fazem parte do projeto piloto do Programa Forças no Esporte – Profesp e estão participando de oficinas esportivas e de estímulo ao civismo. O programa é desenvolvido em uma parceria do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado – BIMtz juntamente com a Prefeitura de Sapucaia do Sul, através das secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Educação. As crianças participarão de aulas de boxe olímpico, vôlei, futsal e handebol, no quartel do 18º BIMtz, além de atividades complementares, com enfoque na aprendizagem de valores cívicos e éticos, ministradas pelos oficiais do batalhão.
O prefeito de Sapucaia do Sul, Dr. Luis Rogério Link, acompanhou o primeiro dia das atividades nesta segunda-feira, que teve futsal e vôlei. “O esporte educa e forma cidadãos e é isto que queremos para nossas crianças e jovens sapucaienses, principalmente, para os que vivem em situação de vulnerabilidade social. Esta parceria com o Exército só vem somar com os programas já realizados pela nossa Administração”, ressaltou o prefeito, que teve a companhia do seu Chefe de Gabinete, Airton Ramos.
Jéssica Yasmim do Amaral, 12, estava animada com a possibilidade de aprender o seu esporte favorito e, ainda mais, no quartel. “Estou adorando esse lugar. Não conhecia. Adoro vôlei e vai ser muito bom fazer as aulas aqui”, disse. Já o seu colega, Pedro Francisco Pires Teixeira, 9, só pensava em jogar futsal. “Vai ser muito bom jogar aqui e aprender vários esportes no quartel”, disse Pedro.
O Profesp foi criado em 2003, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes através do esporte e do civismo. Durante o projeto piloto, 30 estudantes terão aulas ministradas por estagiários da Secretaria de Esporte e Lazer, nas segundas, quartas e sextas-feiras, à tarde. Durante os três dias, às 12h, um ônibus pegará os estudantes na escola e os levará até o quartel. No local, eles almoçarão e depois participarão das atividades esportivas e cívicas até às 16h30, quando o ônibus os levará de volta para a escola. A ação conta com a parceria da empresa Real Rodovias.     walmir martins