Pubicado em: seg, set 25th, 2017

Esteio: Segurança é tema de audiência pública no bairro Parque Amador

Dentro de algumas semanas, a Secretaria de Segurança do estado deve receber um documento da Câmara de Vereadores de Esteio com a solicitação de ações mais eficazes para garantir a segurança em Esteio, especialmente nos bairros Parque Amador, Novo Esteio e bairro Três Marias. A medida foi anunciada na audiência pública realizada pela Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, presidida pelo vereador Márcio Alemão(PT) e que contou com a presença dos vereadores, Euclides Castro (PP), Leo Dahmer (PT) e Rute Pereira (PMDB), além da Brigada Militar de Esteio e Sapucaia do Sul; Polícia Civil e Secretaria de Segurança do município, na última sexta-feira, 15, na Associação de Moradores do Parque Amador. A ideia, após realizada a próxima audiência pública no bairro Três Marias, no dia 2 de outubro, é fazer pressão junto ao estado para que tome as providências, entre elas, a garantia de envio de mais  policiais civis e militares ao município.

Cansados de sofrer com a insegurança, os moradores do bairro, que se localiza na divisa de Sapucaia do Sul e possui rota de fuga pela ERS-118, relataram à comissão  que os assaltos ocorrem, quase sempre durante o dia, e, em sua grande maioria, à residências. É o caso de uma das mais novas moradoras, Louzinete da Silva Neis. “Roubaram praticamente tudo o que tinha dentro da minha casa”, falou. A moradora disse, ainda, que os debates que vêm ocorrendo, são importantes momentos e a oportunidade de registrar o quadro de insegurança na cidade.

Para o capitão João Carlos Lopes, do 34º BPM, a falta de registros das ocorrências agrava a situação, mas alerta que a instituição tem feito rondas com policiamento a pé, o que inibe as ações dos assaltantes. Também destacou a possibilidade de voltar aos bairros da Polícia Comunitária, onde um integrante da brigada mora no local. “Seria preciso uma parceria entre governo do Estado e município. Este policial leva as demandas do bairro para o comando”, reforça.  Lopes ainda aproveitou para dar dicas de segurança para os moradores. O capitão da BM de Sapucaia do Sul, Josué Steffen, alertou para a importância de efetuar os registros e salientou que haverá uma intensificação maior das rondas no bairro.

Já o diretor de Segurança e Mobilidade Urbana, Vanderlei Leidens, disse que o município está fazendo um levantamento das câmeras de vídeomonitoramento e que, em parceria com a Brigada Militar, será realizado o cercamento eletrônico.

Segundo o vereador e presidente da Comissão, Márcio Alemão,  proponente da audiência, reafirmou a necessidade de participação da comunidade nas reuniões e afirmou  a preocupação da Comissão em função da violência e do medo instaurado nas famílias. “Vamos cobrar do Estado reforço de efetivo para a Polícia Civil, pois não podemos aceitar que a delegacia esteja com o atendimento noturno fechado por falta de servidores. É uma situação que prejudica a todos os esteienses e que aumenta a insegurança da cidade”, destacou.segur