Pubicado em: seg, set 25th, 2017

Médicos de empresa terceirizada reforçam atendimento à população

Na manhã desta terça-feira (19), Janete Silva Macedo, 48 anos, saiu satisfeita da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro, após a consulta com o doutor Jean Carlo Cristófoli Flamea. O médico é funcionário da Emmed Serviços de Saúde, empresa que ganhou a licitação para prestar serviços e garantir a ampliação do número de consultas na rede municipal de saúde. “O doutor Jean foi extremamente atencioso. Gostei de consultar com ele. Acredito que este reforço nos atendimentos médicos será muito bom para toda a comunidade. Agora vai ser mais fácil para todos que precisam de uma consulta. O antedimento será mais rápido também”, comemorou a moradora do Bairro São José.

A empresa começou a atuar nos postos de saúde e nos centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Município nesta segunda-feira (19). Os profissionais são áreas de Pediatra, Ginecologista/Obstetricia, Clínica Geral/de Família, Psiquiatria e Cardiologia.

O doutor Jean Carlo, morador de Porto Alegre, fará atendimentos sempre na UBS Cruzeiro e já está habituando-se em seu novo local de trabalho. “As pessoas em Esteio são bem receptivas. Pretendo realizar a minha função de forma que a população fique satisfeita”, prometeu o clínico geral.

Na UBS Dr. Pedro Ernesto de Menezes (Primavera), a doutora Joana Roberta Fitz realizou, na segunda-feira (18), seu primeiro dia de trabalho em Esteio, 25 consultas em oito horas de trabalho. “Acho que este projeto vai ajudar bastante os colegas servidores do Município que estavam sobrecarregados com a grande demanda e também vai melhorar para a população que precisa de atendimento médico e não pode esperar. Eu vim para somar. Nosso trabalho é contribuir com o bom funcionamento da Saúde em Esteio”, comentou a clínico geral.

Os profissionais da Emmed vão atuar, junto aos atuais servidores do quadro funcional. Pelo contrato assinado com a Prefeitura, estão previstas uma média mensal de 580 horas de pediatra, 500 horas de ginecologista/obstetra, 1.280 horas de médico clínico/médico de família, 100 horas de psiquiatra e 500 horas de cardiologista, totalizando quase 3 mil horas/mês. Estes quantitativos foram definidos após um estudo técnico feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) responsável pela organização do projeto.

Capacitação

A SMS também está capacitando os médicos da Emmed para o uso do sistema de prontuário eletrônico G-Mus com intuito de agilizar o processo de adaptação dos novos profissionais com o sistema utilizado pela rede pública de Saúde do Município. Desta forma, os médicos já começam o seu trabalho conhecendo as ferramentas usadas nas unidades de saúde.

A iniciativa faz parte do programa Esteio por Mais Saúde, que tem por objetivo qualificar a rede básica de saúde no município e, com isso, prestar melhores serviços à população. Além da contratação de consultas e exames, também estão previstas a ampliação do número de profissionais no setor, compra de equipamentos, melhorias na Farmácia Básica e na Fundação de Saúde Pública São Camilo e modernização nas unidades básicas de saúde (UBSs).medicos