Pubicado em: seg, set 25th, 2017

Secretaria de Educação lança programa Prato Limpo: Diga Não ao Desperdício

A partir da próxima quinta-feira (28), o compromisso dos alunos das escolas municipais de Esteio será comer toda a refeição colocada no prato. O projeto Prato Limpo: Diga Não ao Desperdício, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), será lançado em reunião voltada para vice-diretores e merendeiras da rede municipal de educação, na Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535), às 8h30min.

Durante o encontro, será feita a apresentação do programa e os organizadores do projeto abordarão os seguintes temas: Contextualização sobre o desperdício, orientação do preenchimento da planilha de refeições (aluno/criança e funcionário/servidor) e ações que nutricionistas, merendeiras, professores e equipe diretiva podem fazer para minimizar ou erradicar o desperdício nas escolas.

O objetivo do setor de Gestão de Alimentação da SME ao promover este encontro é estabelecer atividades a serem trabalhadas nos centros educacionais, com alunos e professores para minimizar o desperdício de alimentos. “A nossa intenção ao elaborar este projeto é conscientizar os educadores e as crianças para que não coloquem comida fora. Vamos propor ideias para que sejam implantadas nas escolas e dar suporte para a realização destas ações”, afirmou a coordenadora da Gestão de Alimentação Escolar, Luciane Fabbris.

O projeto Prato Limpo: Diga Não ao Desperdício será desenvolvido no decorrer do ano letivo e visa contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus comportamentos e atitudes em relação ao alimento que é desperdiçado nas escolas, em casa ou em qualquer outro lugar. Desenvolver em cada aluno o papel de fiscalizador do uso adequado do dinheiro público, também é uma das diretrizes a ser trabalhada durante o programa.