Pubicado em: sex, jun 2nd, 2017

Clínica de Saúde da Mulher de Sapucaia está sendo reformada

A Clínica de Saúde da Mulher de Sapucaia do Sul (Clisam) está em obras para melhor atender as gestantes sapucaienses. O espaço está recebendo nova pintura e algumas mudanças estruturais, principalmente no setor de recepção. Um novo local de acolhimento está sendo criado para as usuárias com redimensionamento da recepção, ampliando, com isso, a área de espera da Clínica.
O prefeito de Sapucaia do Sul, Dr. Luis Rogério Link, visitou a obra na manhã desta sexta-feira, 26, e comprovou as melhorias. “Um espaço ideal para acolhimento e espera das gestantes é de extrema importância. Além disso, estamos mudando parte da estrutura para que mais serviços possam vir para a Clisam, qualificando e centralizando o atendimento das mulheres sapucaienses, dando mais conforto para as nossas gestantes”, disse Dr. Link.
A partir de agora, a gestão da Clisam passará a ser compartilhada entre a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas e Secretaria Municipal da Saúde. Com isso, será instalado na clínica o sistema de prontuário eletrônico, permitindo o compartilhamento de dados das usuárias tanto vindos da rede básica de saúde, quanto do próprio Hospital Getúlio Vargas. Os exames de mamografia, que hoje são feitos no hospital, também serão feitos futuramente na Clisam.
Visitaram também o espaço nesta manhã, o diretor-geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Juarez Verba e a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Angelise Martins.
Atendimento especializado
A Clisam tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de mulheres, oferecendo cuidado multiprofissional e recursos adequados às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), identificadas pela Atenção Básica e pela Central de Regulação do município. No local são atendidas gestantes de alto risco ou que necessitem de avaliação especializada, referenciadas pela rede de saúde, além de mulheres com patologias relacionadas ao sistema reprodutivo: ginecologia e mastologia. A Clisam trabalha, ainda, no planejamento familiar com ênfase nos métodos definitivos, como laqueadura, vasectomia e colocação de Dispositivo Intra-Uterino (DIU).