Pubicado em: sex, mai 26th, 2017

Estudantes do PAI recebem orientações sobre entrevista de emprego

Um palestra sobre como se portar em uma entrevista de emprego. Esse foi o tema principal da atividade que o Programa Ação Integrada (PAI), executado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na Câmara de Vereadores de Esteio na noite desta quinta-feira (18). Alunos do PAI, adultos acima de 23 anos que estudam nos centros municipais de Educação Básica (CMEB) Maria Lygia, Oswaldo Aranha e Santo Inácio, ouviram atentamente aos conselhos e dicas da especialista em Gestão de Recursos Humanos Alexandra Porcher, proprietária da RSRH, de Sapucaia do Sul.
Antes das orientações de Alexandra, o titular da SME, Marcos Dal´Bó, conversou com os estudantes, que estão concluindo o ensino fundamental. “Vocês são exemplos de perseverança. Em algum momento da vida, vocês não puderam mais estudar e, hoje, vocês têm a chance de recomeçar. Não desistam. Sigam em frente na busca de seus sonhos”, afirmou Dal, Bó.
A atividade contou, ainda, com uma rápida explanação do empresário Fernando de Paula sobre os cursos e capacitações oferecidas pelo Instituto Mix, também de Sapucaia do Sul.
A proposta do PAI, segundo a assessora pedagógica do programa, Samanta Fraga, é, uma vez a cada dois meses, realizar encontros semelhantes, com temas sugeridos ou acordados com os alunos. Na próxima atividade, ex-alunos que conseguiram empregos e/ou ingressaram em universidades vão dar relatos sobre o que mudou depois que participaram do PAI.
Oportunidade para adolescentes a adultos
O PAI oferece a oportunidade para que jovens e adultos concluam o ensino fundamental. O programa atende educandos adolescentes, entre 15 e 18 anos, e adultos, acima de 23 anos. Para participar, os interessados precisam ter estudado até o sexto ano do ensino fundamental. O curso tem a duração de um ano, período em que são trabalhados conteúdos do sétimo ao nono ano. As aulas são adaptadas à realidade e perfil dos alunos, seguindo um currículo mínimo, e têm foco na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. Atualmente, são cerca de 90 alunos nas três escolas.