Pubicado em: qui, dez 15th, 2016

Câmara de Esteio concede honrarias na última sessão do ano

camara-de-esteio-concede-honrarias-na-ultima-sessao-do-ano-1A Câmara de Vereadores de Esteio realizou na noite de ontem, 13, no Plenário, uma série de homenagens, durante a última sessão ordinária do ano, encerrando a Legislatura 2013/2016. Entre elas, os 50 anos do Jornal Destaque, uma iniciativa do presidente, Marcelo Kohlrausch(PSB), que pretendeu ressaltar a importância do jornal semanal para o município. Para Kohlrausch, o semanário vem cumprindo a missão de informar com responsabilidade e ética, a comunidade esteinse. “Somente um jornal local, que tem a proximidade com os moradores, tem longa vida” afirmou.
O fundador e jornalista responsável, Miguel Luz, contou a trajetória histórica do jornal e sua integração com os esteienses. “Contar a história do jornal é contar a história de Esteio”, disse, lembrando a necessidade de preservação dos fatos e dados históricos da cidade. Luz também fez referência ao Museu Miguel Luz, que reúne documentos e fotos desde o início do povoamento na Vila do Esteio, inclusive, pelas batalhas em defesa da emancipação, até manuscritos que mostram a evolução da cidade. Na oportunidade, a Câmara entregou uma placa alusiva à data à direção do jornal.
Ainda durante a cerimônia, foi entregue uma honraria ao representante do Cartório de Registro de Imóveis, Juvêncio José Farias da Silveira, pelos 60 anos de instalação do serviço na cidade. A proposição é da vereadora Jane Battistello (PMDB). Já a concessão do título de Cidadão Destaque Esteio ao padre Valdemiro Schäfer, ex-pároco da Igreja Santo Inácio de Loyola, pelos relevantes serviços prestado àquela comunidade, arrancou aplausos dos participantes. O padre, que ficou durante 17 anos na igreja, disse que é um privilégio ser homenageado e lembrado pela comunidade local. A iniciativa é do vereador Harri Zanoni(PSB).
Ao final da solenidade foi descerrada a placa de inauguração da Galeria de Ex-Vereadores, proposição do vereador Rafael Figliero (PTB). A exposição, com as 15 legislaturas, incluindo a atual (2013/2016), está no corredor de acesso – porta lateral – da Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e é aberta é aberta à visitação.