Pubicado em: qui, nov 24th, 2016

Operação Fênix contra o tráfico de drogas prende 38 pessoas

operacao-fenix-contra-o-trafico-de-drogas-prende-38-pessoasA ação conjunta da 1ª Delegacia de Polícia Regional, de Montenegro, e a 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (Denarc), vinculadas à Polícia Civil, deflagrou a Operação Fênix em combate ao tráfico de drogas. Além da prisão de 38 pessoas, foram apreendidas 10 mil sementes de maconha, 25 pés da planta, 2 quilos de maconha prensada, uma pistola e três armas longas.
Após um ano de investigação, os policiais identificaram suspeitos e mapearam áreas de atuação de uma organização criminosa na região do Vale do Caí. Importantes esquemas de distribuição e venda de entorpecentes, além de ordens para executar rivais e usuários foram averiguadas. “A investigação que partiu da cidade de Montenegro e se expandiu para várias cidades, resultou na prisão de 47 pessoas, além da apreensão de 5,1kg de cocaína, 521kg de maconha e 33kg de crack, somente no curso da investigação”, destacou o delegado regional de Montenegro, Marcelo Farias.
O diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, esclarece que “a Operação Fênix é fruto de um profundo trabalho contra o narcotráfico e atua de forma eficiente, causando enfraquecimento considerável da facção criminosa”.
O delegado Eduardo Azeredo, titular da DP de Montenegro, afirmou que “o tráfico sofre um enorme prejuízo no município com as ações desencadeadas hoje (terça – 22) e no decorrer das investigações”. O titular da 1ªDIN/Denarc, delegado Guilherme Calderipe explica que “o trabalho em conjunto foi fundamental para a eficácia das ações contra esta facção”.
Cerca de 750 policiais participaram do cumprimento de 160 ordens judiciais nos municípios de Montenegro, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Triunfo, Maratá, Feliz, Sapiranga, Brochier, Capela de Santana e Estância Velha. A ação também contou com apoio dos cães farejadores do Denarc e a Divisão de Apoio Aéreo com o helicóptero da Polícia Civil que sobrevoou a área e acompanhou o trabalho das equipes. Após os procedimentos legais, os presos serão encaminhados ao sistema prisional.