Pubicado em: qui, set 1st, 2016

Artesanato esteiense é atração da 39ª Expointer

20160830_AndreCardoso_ArtesanatoEsteioExpointer_05De palheiros customizados com as cores do Grêmio e do Internacional a colares com letras, o artesanato esteiense está bem representado na 39ª edição da Expointer, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Grupos de artesãos do Município estão comercializando seus artigos em 13 estandes na esfera vermelha do parque durante a feira, que vai até o próximo domingo (4).
Integrante do projeto Artesanato de Esteio e participando de sua décima edição da Expointer, a artesã Rosane Almeida se mantém com os ganhos gerados por seus produtos, feitos com materiais recicláveis. “Eu consigo me manter só com o material que eu vendo. Agradeço essa independência ao projeto Artesanato em Esteio, que promoveu cursos e oficinas que ajudaram a evoluir no meu trabalho”, pontuou.
O projeto Artesanato de Esteio, promovido pela Secretaria Municipal de Economia e Desenvolvimento Sustentável (SMEDS) e integrante do projeto Rio Grande Empreendedor, promove cursos, consultorias, assessorias e oficinas com o objetivo de auxiliar os artesãos a melhorar a qualidade de seus produtos e aumentarem as vendas. Em 2015, foram feitos encontros sobre produtividade, desenvolvimento, qualidade e formação de preços que resultaram na coleção artesanal de tradições gaúchas de Esteio, que também foi apresentada na última edição da Expointer.
O grupo de artesanato Vida Plena também conta com um espaço na feira. A equipe consiste em um grupo de senhoras voluntárias que realizam oficinas de artesanato todas as quintas-feiras para pessoas carentes da comunidade. Através do artesanato, o projeto ajuda quase 40 famílias, distribuindo cestas básicas todo o mês.
Outro grupo que conta com espaço na Expointer é o Mão Amiga, da Paróquia Santo Inácio de Loyola. Semelhante ao trabalho desenvolvido no Vida Plena, o projeto ensina, por meio de oficinas semanais, artesanato para senhoras carentes, que revertem seu trabalho em renda extra para suas famílias.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.expointer.rs.gov.br .