Pubicado em: sex, jul 8th, 2016

Samu de Sapucaia do Sul faz capacitação sobre primeiros socorros para cuidadores de Casa de Passagem no bairro Vargas

Patrulha Escolar_Daniela Rocha Lima (7)Cuidado, prevenção e primeiros socorros em crianças e adolescentes foram o enfoque da capacitação oferecida pelo Samu do Município, na manhã desta quarta-feira (6), aos trabalhadores e voluntários da Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (ACPSS), localizada no bairro Vargas. O tema foi ministrado pela coordenadora do Samu no Município, Flávia Motta, e a enfermeira Gisele Gomes. Elas explicaram o procedimento mais adequado para prestar atendimento aos jovens da Casa em situações de febre, diarreia, convulsão, quedas, ferimentos, afogamentos, queimaduras, envenenamento, mordida de animais, segurança no tráfego e outros acidentes.
A atividade foi direcionada, especialmente, às monitoras que cuidam dos 18 internos com idade entre 0 e 17 anos e foram encaminhados pela Justiça.
Segundo a enfermeira Flávia, “a educação continuada é de extrema importância para os profissionais da saúde”. “Temos um papel de multiplicadores na sociedade em que vivemos e a troca de vivências e experiências é tão gratificante tanto para quem doa como para quem recebe o cuidado. Salvar, educar e prevenir é saúde”, destacou.
Para a presidente da ACPSS, Marinete Linck, as orientações do Samu são fundamentais. “Precisamos saber como atender nossos bebês e jovens sem precisar encaminhá-los para o Hospital, que é um ambiente suscetível a contaminação. Aqui na Casa, temos com frequencia situações de febre e problemas respiratórios”, explicou.
Atuante como monitora da ACPSS, há quase três anos, Márcia Ferraz, acompanhou atenta às dicas das enfermeiras do Samu. “Cuidar destas crianças exige muita responsabilidade. Temos que ter bastante cuidado e atenção para não deixá-las sozinhas, pois a cada segundo elas podem cometer alguma coisa que cause um acidente”, salientou.