Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: qui, mar 3rd, 2016

Campeão olímpico participa de projeto de vôlei em Esteio

20160301_CassianoCardoso_ProjetoVoleiLaSalle_02Saques, manchetes, cortadas e bloqueios passaram a integrar, a partir desta terça-feira (1º), a vida dos alunos do Projeto de Incentivo ao Vôlei em Esteio. A primeira aula da iniciativa, parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE) e o Centro Universitário Unilasalle, aconteceu na Praça da Juventude, com a presença de Gustavo Endres, medalhista olímpico nos jogos de Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008, atualmente na coordenação da equipe Vôlei Canoas, da Superliga nacional da modalidade.
“O objetivo do projeto é formar novos atletas. Quando comecei, tive que viajar 13 horas para uma peneira. Aqui, vocês terão a mesma oportunidade, mas do lado de casa”, explicou Gustavo na palestra inicial da atividade. Ele também jogou com a garotada em um dos exercícios. “Precisamos colocar nossas crianças para se movimentarem. Hoje em dia estamos muito parados. Com o esporte, elas crescerão mais saudáveis”, falou o ex-jogador da seleção brasileira. “Talvez nem consigamos formar atletas aqui, mas o que realmente importa é trazer um esporte diferente pra essa gurizada e transformá-las através dele”, completou.
As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 14h30min às 16h, e quartas e sextas-feiras, das 10h30min às 12h. Elas serão ministradas pelo professor de Educação Física Marcelo Machado e o ex-jogador de vôlei e bicampeão brasileiro pela Ulbra, Guilherme Schuch.
As professoras Márcia Martins, de educação física, e Kátia Gallarza, de matemática, do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Santo Inácio, trouxeram suas turmas do 9º ano para apresentarem o projeto aos alunos. “Hoje em dia, as crianças focam muito no futebol. É importante que o Município esteja incentivando outro esporte, quem sabe até formar atletas em outras modalidades”, comentou Márcia.
Uma das alunas mais animadas com a aula era Naomi Lopes, 14 anos, aluna do CMEB Edwiges Fogaça. Ela praticava o esporte em Santa Catarina. “O vôlei é um esporte muito bom. É importante ter esse incentivo pra nós”, opinou. O gosto pelo vôlei também serviu como motivação para Giulia Ribeiro, 16 anos, aluna do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), participar do projeto. Além disso, ela tinha a companhia de duas amigas, as irmãs gêmeas Ester e Paula Costa, ambas de 13 anos. “É importante termos este incentivo. Nós ficamos a tarde toda sem nada pra fazer. Sempre adorei o vôlei e agora quero aprender as jogadas, regras e estratégias do jogo”, explica Giulia.