Pubicado em: qui, nov 19th, 2015

Sapucaienses têm inclusão social com projeto da Prefeitura

17.11.15.Oficina PIS.Virgínia do Erre (54)Inclusão social e geração de renda. É isso que a Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está oportunizando através das oficinas do Projeto de Inclusão Social – PIS. Na tarde desta terça-feira, 17, no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Sul, no bairro Capão da Cruz, dez sapucaienses abusaram da criatividade na oficina de artesanato em garrafas.
Com material reciclado, como garrafas, retalhos de tecidos, papéis e pedaços de fitas, garrafas de tamanhos variados se transformavam em lindos objetos de decoração. A secretária de Desenvolvimento Social, Raquel Moraes da Silva, acompanhou de perto a oficina e falou sobre a importância do projeto. “Estamos conseguindo alcançar o nosso objetivo, que é incluir socialmente estas mulheres dando opções de formação e geração de renda. Este é o nosso papel, ensinar a pescar”, disse a secretária.
Prova de que o projeto oportuniza um novo caminho na vida de muitos sapucaienses, é a história da usuária do PIS Ilsa dos Santos Gonçalves, de 42 anos. Foi através do PIS que ela deu um novo rumo para a sua vida. “Cheguei ao CRAS com muita dificuldade. Separada, com quatro filhos para criar, não tinha o que comer. Me inscrevi no PIS e com a renda de R$200 pude começar a estruturar a minha vida. Através dos cursos comecei a aprender coisas novas na área do artesanato e comecei a fazer muitas coisas e vender. Hoje posso sustentar a minha família e já ensinei para outras pessoas tudo que aprendi aqui”, disse Ilsa.
O Projeto de Inclusão Social – PIS, do Governo Federal, atende pessoas em extrema vulnerabilidade social com o repasse de R$ 200 mensais pelo período de um ano. Durante este tempo o usuário é estimulado a participar de outros projetos que possam gerar uma nova fonte de renda para suas vidas. Além disso, os participantes devem ter concluído o Ensino Fundamental ou, os que não concluíram, retornar às aulas.