Pubicado em: ter, fev 10th, 2015

Ações educativas de prevenção à dengue na Praça General Freitas

prevenção a dengue SITESapucaia - Quem passou pela Praça General Freitas na tarde de segunda-feira, 9, pode brincar com Jogo da Memória, Jogo dos 7 Erros e Caça Larvas de Mosquito. Isso mesmo. Thaís Einsfeld da Rocha, de 9 anos, fez questão de ver quantas larvas conseguia pegar. “É um pouco nojento, mas é muito bom ver como elas são de verdade. Depois viram mosquito e transmitem doenças que podem até matar”, disse a menina.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou a atividade, alusiva ao Dia D+1, ação desenvolvida em todo país no sábado, 7, para combater o mosquito Aedes Egypti, transmissor da dengue e da febre chikununya. As brincadeiras ocorreram com o objetivo de esclarecer à comunidade sapucaiense sobre os cuidados que se deve ter com o mosquito.
O combate ao mosquito transmissor das doenças foi abordado por meio de jogos interativos e pintura para as crianças. O jogo dos 7 Erros, por exemplo, foi montado com duas maquetes onde uma apresentava situações erradas de prevenção, como pneus jogados pelo pátio, piscina com areia, vasos com água, caixa d’água destampada, etc. A outra maquete, por sua vez, mostrava situações corretas sobre os cuidados que as pessoas devem ter em seus pátios. “Consegui descobri os 7 erros bem rápido. Achei a atividade bem interessante. A gente pensa que sabe tudo sobre a dengue e a prevenção, mas muitas vezes esquecemos o mais simples”, disse a artesã Maria Otília Cornélio, 65 anos. Além das instruções e das brincadeiras, a equipe da Vigilância em Saúde distribuiu mosquiteiros as mamães que passaram pelo local.
PREVENÇÃO - O secretário municipal de Saúde, José Wink, salienta que a ação educativa teve como objetivo conscientizar a população da importância da prevenção das doenças. “Mais de 30 focos do Aedes Egypti já foram encontrados em Sapucaia do Sul, por isso se faz necessária a realização de ações de enfrentamento da proliferação do mosquito. A população precisa fazer a sua parte, cuidando do quintal da sua casa”, disse.
A febre chikungunya também é transmitida pela picada do Aedes Egypti, e seus sintomas são semelhantes à dengue. A doença provoca febre e dores fortes nas articulações, entre outros sintomas.