Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: sex, dez 12th, 2014

Novos recursos vão ampliar e fortalecer ações de prevenção à violência nas escolas

20141114_EduardoBarattoLeonardi_RondaEscolar_03Esteio – Um projeto encaminhado pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) recebeu nota técnica de aprovação pelo Ministério da Justiça e receberá, após assinatura do convênio, R$ 300 mil em recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A proposta encaminhada pela SMSMU tem como objetivo a expansão do Sistema Integrado de Ações de Prevenção à Violência nas Escolas do Município.
Com isso, iniciativas como o Registro Online de Violência nas Escolas (Rove) serão ampliadas. Implantado no início do ano letivo, o Rove permite identificar as situações causadoras de conflito nas instituições de ensino e planejar soluções. Entre junho e outubro deste ano, por exemplo, os números da violência escolar foram reduzidos em 70,8%, conforme dados da SMSMU.

A partir dos dados do Rove, já foram tomadas algumas medidas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), unidade de integração entre forças de segurança que atuam no Município com órgãos da Prefeitura, como secretarias municipais, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar. Essas iniciativas serão fortalecidas com a verba do Fundo Nacional. São elas: ronda escolar da Guarda Municipal, treinamento de urgência e emergência, escolinha de trânsito, sinalização de trânsito escolar, Proerd (Brigada Militar), Aluno Cidadão (Brigada Militar), prevenção contra drogas no ambiente escolar, teatro do Chapeuzinho Vermelho, Jovem Cidadão Consciente, agentes de trânsito mirins, prêmio de frases e desenhos, Viva Jovem, Balada Segura na escola, mesa redonda sobre segurança, Gincana pela Paz e a Conferência Municipal de Segurança Escolar.

O convênio terá como vigência o ano de 2015. A proposta esteiense concorreu ao Edital de Chamada Pública nº 5, divulgado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça em agosto. O objeto era a seleção de projetos municipais a serem financiados com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública em diferentes áreas temáticas.