Pubicado em: qui, nov 6th, 2014

Centro de Castração Animal: Cerca de 70 animais serão castrados durante o mês, entre cães e gatos

Cerca de 70 animais serão castrados durante o mês, entre cães e gatosSapucaia - Inaugurada na tarde de terça-feira, 4, o Centro Municipal de Castração Animal. O espaço, localizado na Estrada das Mãos Dadas, nº589, Zona Rural, tem capacidade para castrar até 70 animais ao mês, entre cães e gatos.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Maninho, destacou que o Centro Municipal de Castração Animal vem para somar com as ações já realizadas em prol dos animais. “A política de bem-estar animal vem sendo construída em nossa cidade, e os avanços foram muitos. Temos trabalhado de forma incansável para atender denúncias de maus-tratos contra animais, buscar conscientizar a população sobre a posse responsável, realizar feiras de adoção e ações educativas nas escolas. Com este Centro, buscamos atender mais um anseio da população, garantindo um atendimento digno e de qualidade para animais de rua e de famílias de baixa renda”, falou.
A inauguração contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, Rodrigo Lorenzoni, que elogiou a iniciativa da Administração Municipal e a estrutura do Centro. “São raros os prefeitos que abraçam a causa animal como fez o prefeito Vilmar Ballin, e poucas as clínicas particulares que têm esta dinâmica de tratamento e castração que terá este Centro de Castração”, disse.
No primeiro momento serão castrados os cães do Canil Municipal e, após, os animais de rua acolhidos por cuidadoras já cadastradas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Segundo o titular da pasta, Carlos Eduardo Maninho, a previsão é de que no início do próximo ano iniciem as esterilizações dos cães de rua e de famílias de baixa renda, cadastradas no CADÚnico. Microchips de identificação serão implantados em todos os animais que forem castrados.
O trabalho será realizado por uma equipe de três veterinários, de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h. O espaço é climatizado e conta com salas individuais de atendimento, de preparo para o paciente, preparo do cirurgião e sala de cirurgia, equipadas com mesas cirúrgicas, cilindro de oxigênio, autoclave e demais equipamentos e instrumentos necessários.