Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: qui, set 18th, 2014

Missa Crioula une tradição e fé em Sapucaia do Sul

Missa Crioula_Susana Tomaz (4)A fé e a tradição tomaram conta do Acampamento Farroupilha de Sapucaia do Sul na noite do dia, 16. Peões e prendas de todas as querências se uniram em oração ao patrão do céu durante a Missa Crioula, celebrada pela padre Idinei Zen e acompanhada pelos cânticos do Grupo os Estancieiros. O Parque Jayme Caetano Braun ficou lotado durante a celebração.
No início da missa, vários objetos representativos da religiosidade e da cultura do povo gaúcho foram conduzidos até o altar. O prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, acompanhado da primeira-dama, Sonia Ballin, conduziu a chama crioula, abrindo a celebração religiosa, que contou com todos os momentos da fé cristã, sempre exaltando o tradicionalismo. No ofertório, foi abençoado o pão, o churrasco, que representa o alimento do povo gaúcho; o chimarrão, como a principal bebida; e outras indumentárias que destacam a tradição. Ao final da missa, o padre abençoou todas as bandeiras dos piquetes presentes no acampamento farroupilha.
E foi com as bênçãos de São Pedro e de Nossa Senhora Aparecida, que o prefeito Vilmar Ballin agradeceu a participação de todos e destacou a importância de manter viva a religiosidade na Semana Farroupilha. “É um momento cultural, festivo, de integração entre os piquetes, mas também um momento de fé e oração. É isso que faz a diferença no nosso acampamento”.
De acordo com a coordenadora da Missa Crioula, Neusa Fagundes, que há mais de 20 anos é responsável pela celebração no Município, a ideia é manter a tradição da missa dentro das entidades tradicionalistas. “A missa que organizamos é a original Missa Crioula, do Padre Paulo Aripe, que foi autorizada pela igreja católica. Fizemos tudo de forma voluntária, pois o nosso objetivo é manter inserida em nossa cultura a religiosidade”, afirmou.