Pubicado em: qui, set 18th, 2014

Chegada da Chama Crioula abre festejos farroupilhas em Sapucaia do Sul

Abertura Semana Farroupiha_13.09.14_Suelen Pereira (31)Até o próximo domingo, 21, Sapucaia do Sul respira tradição gaúcha. Iniciou no último sábado, 13, a 34ª edição da Semana Farroupilha da cidade. O público lotou o Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun, para assistir a abertura do evento, marcado pela chegada da Chama Crioula, shows, baile e muito churrasco. O evento tem entrada gratuita, e é uma promoção da Prefeitura, com realização da Associação do Movimento Tradicionalista de Sapucaia do Sul.

Durante o cerimonial de abertura, o prefeito Vilmar Ballin pediu aos presentes para que a cultura gaúcha não seja cultivada apenas nesta época do ano, mas sim durante todos os dias. “Enquanto enxergarmos prendas e peões com quatro, cinco anos, teremos a convicção de que a cultura do Rio Grande do Sul continuará acessa. Por isso construímos este parque, um espaço onde reforçamos o amor pela nossa tradição”, disse.

Trazida de Cruz Alta a Sapucaia do Sul, a chama crioula que abriu os festejos farroupilhas permanecerá no Parque Jayme Caetano Braun até o próximo sábado, 20, guardada por entidades tradicionalistas. “Esta chama vale a alma do povo gaúcho”, falou o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Carlos Savaris. O símbolo foi trazido pelo tradicionalista Beno Alves da Silveira, acompanhado de outros cincos cavalarianos, que percorreram 414 quilômetros.

Durante a abertura do evento, dois tradicionalistas foram homenageados pelos trabalhos prestados ao culto da tradição gaúcha. O trovador, cantor e compositor Vôlnei Correia recebeu das mãos do prefeito Vilmar Ballin, e da primeira-dama Sonia Ballin, o Troféu Honra Destaque Tradicionalista. Já o Troféu de Homenagem Póstuma foi concedido para Vitelmar Fernandes Paim, que já foi patrão dos CTGs Herança Farroupilha e Domadores do Rincão e um dos organizadores do festival Mi Maior de Gavetão, falecido em 2012. O troféu foi entregue ao seu filho, Ronaldo Paim.

Após cerimonial de abertura, teve show com o grupo Recurdos, seguido pelo baile com Buenas Tchê. A festa seguiu no domingo com os shows da Família Oliveira Lima e Cassio Castilhos, e baile com Eco do Pampa. Na noite de hoje, 15, tem show às 20h com Cancioneiro, e baile com Sina Fandangueira, às 21h30min.

Também participaram da abertura da Semana Farroupilha a primeira-dama, Sonia Ballin; o vice-prefeito Arlenio da Silva e sua esposa, Sélia Salermo da Silva; o vereador Edson Portilho; a 1ª Prenda Juvenil do Estado, Amanda Faleiro; o coordenador regional da 12ª Região Tradicionalista, Jorge Peixoto; o secretário municipal de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, Marcos Bender; o presidente da Comissão organizadora da Semana Farroupilha, Saulo Aguiar; o coordenador geral da Semana Farroupilha, Gilnei Pereira; e o diretor do Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun, Claudiomiro Santos.

Acampamento Farroupilha: O carpinteiro Valdir Abreu e Silva, 65, e a esposa, a doceira Vanez Porto e Silva, 64, assistiram a abertura da Semana Farroupilha e prometeram voltar nos outros dias. “Somos do Piquete Herança Missioneira, e participamos de todas as Semanas Farroupilhas já realizadas na cidade, por isso posso contrar. Agora está muito melhor, tanto culturalmente quanto na infraestrutura do acampamento” avaliou Silva. “Aqui é um ótimo lugar para encontrarmos os amigos, fazer churrasco e conversar. É um lugar saudável, para se aproveitar com a família”, disse sua esposa Vanez.

Mais de 120 DTGs, CTGs, piquetes e entidades, estão acampados nos 201 galpões do parque. A infraestrutura também conta com um pavilhão com tablado de 800 m², onde ocorrem os shows e bailes, praça de alimentação com 24 bancas, um restaurante, um açougue, um minimercado, feira de artesanato e 20 banheiros químicos, além dos já existentes no parque.

Confira a programação:

18/09 – 20h – Show com Leandro e Marcelo Cachoeira
22h – Baile com Serranos
19/09 – 20h – Show com Flávio Hansen
22h – Baile com Banda Tchê
20/09- 9h – Desfile Farroupilha Temático
14h – Mi Maior de Gavetão (Festival de trova e pajada)
22h – Show com Elton Saldanha
21/09 – 9h – Mi Maior de Gavetão (Festival de trova e pajada)
21h30min – Show com Daniel Torres