Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: qui, jul 31st, 2014

Sapucaienses realizam testes gratuitos, recebem folders e preservativos

28.07.14.Ação Hepatites Virais.Virgínia do Erre (13)Na segunda-feira, 28, foi montada uma grande estrutura no Calçadão de Sapucaia do Sul. Neste dia ocorreu um evento alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
Muitos serviços foram oferecidos, dentre eles, Testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C. Doze salas foram disponibilizadas no Calçadão da cidade para a realização dos testes rápidos. Comprovada a existência das doenças, a pessoa seria encaminhada imediatamente para a rede de saúde de Sapucaia do Sul para a realização do tratamento. Os sapucaienses podem realizar gratuitamente na rede de saúde da cidade o tratamento para AIDS, sífilis e hepatites B e C.
O evento que iníciou na manhã do dia 28 e terminou na tarde de terça-feira, 29, atraiu uma boa parte da popução Sapucaiense. Somente no primeiro dia, mais de 190 pessoas realizaram os teste gratuitos realizados pela prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Governo do Estado e Trensurb.
Foram distribuidos folders e informativos sobre as doenças e, também preservativos.
O técnico legislativo Teilor Carpes, 40, estava entre as 56 pessoas que aguardavam na fila a sua vez para a realização dos exames gratuitos. “Sapucaia está de parabéns por sediar este evento. Isto prova que a cidade está no rumo certo. Nossa saúde melhorou muito e ações como estas levam informação e diagnóstico para as pessoas. Estou aproveitando para me prevenir”, disse.
A moradora do bairro Ipiranga, Irene Jaques, 53 anos, ficou surpresa com a estrutura montada no Calçadão e não perdeu tempo. “Quando vi que eram testes rápidos, fui em casa pegar meus documentos e voltei para fazer os testes. É muito bom ações como estas. A gente se sente mais segura quando descobre cedo que pode tratar alguma doença e se não tem, temos estímulo para se cuidar mais”, disse Irene.