Rádio Líder do Vale - 24hs ao vivo - Aperte o Play e escute ----->>>
Pubicado em: qui, jun 5th, 2014

Calçadão vira centro de informações sobre saúde bucal

30.05.14.Ações Saúde Bucal.Virgínia do Erre (1)Sapucaia – Na sexta-feira, 30, o dia foi de conscientização sobre saúde bucal em Sapucaia do Sul. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, levou aos sapucaienses informações sobre os cuidados de prevenção ao câncer de boca. A atividade, alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Câncer de Boca, celebrado em 31 de maio, integra a campanha Maio Vermelho, buscando a prevenção, por meio de informações e conscientização, junto com o diagnóstico precoce do câncer bucal.

No Calçadão, no Centro da cidade, os sapucaienses puderam conversar sobre o problema e receber orientações sobre o autoexame. Quem ficou surpresa com ação, foi a moradora do bairro Cohab, Nicéia Borges Diogo, 61 anos. “Achei muito interessante esta atividade, porque quanto mais informações tivermos, melhor. Não se fala muito em câncer de boca e as pessoas precisam de informação.”

Conforme o secretário municipal da Saúde, José Wink, a saúde bucal é tema permanente no Município. Ao longo do ano, escolas municipais e estaduais recebem ações constantes de saúde bucal. O Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelas Secretarias de Saúde e Educação, orienta os alunos sobre saúde bucal, realiza escovação dental supervisionada e exames com dentistas. “É importante que na escola os alunos também tenham estas atividades e informações sobre a saúde da boca. A melhor forma de diminuir as doenças bucais é trabalharmos com a prevenção desde cedo”, destacou.

Tabaco – Além do Dia Estadual de Combate ao Câncer de Boca, o dia 31 de maio também é lembrado como o Dia Mundial sem Tabaco. Material informativo sobre a data e os malefícios do cigarro também foram distribuídos durante a ação da saúde bucal. O cigarro é um dos principais causadores do câncer de boca.