Pubicado em: qui, set 5th, 2013

Soldado fala um pouco sobre o Proerd

proerd (2)O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), que surgiu no ano de 1983. No Brasil, começou em 1992, com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

O programa conta com três currículos:para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; para 5º ano do ensino fundamental; e para Pais/Responsáveis.

O Soldado Flávio Santos da Silva, da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, fez em 2000 a capacitação para dar o curso para criança do 5º ano (antiga 4ª série). “Eu já fazia algumas palestras e surgiu a oportunidade de fazer o Proerd. No início foi meio assustador,” conta rindo enquanto destribui os livros  para as crinças.

As aulas, atualmente, dada apenas pelo Soldado, é uma vez por semana durante dez encontros. Após isso, as crinças recebem certificado e ganham uma festa de formatura.

“Tem que ter cuidado para tratar desses assuntos, pois muitas vezes essa situações estão dentro da casa delas”, explica. Ele conta que já ocorreu de uma das crianças sofrer violência doméstica. Eles a encaminharam para o Conselho Tutelar, que é o responsável por isso. Os outros casos (normalmente violência contra à mulher), quem cuidou foi a polícia.

Os pais, professores e diretores relantam para ele a mudança no comportamento dos filhos. Às depois, depois de muito tempo do curso. E que eles cobram dos pais para que eles parem de beber. “Para mim é muito gratificante saber dessas coisa”, fala.

O Proerd é uma realização da Prefeitura de Sapucaia através da Sefretária da educação e da Secretária de Segurança. Os livros e os certificados são dados pela Gerdau.