Pubicado em: qua, jul 10th, 2013

Casas e sobrados do Residencial da Beira-Arroio estão sendo pintados

050713KleytonFantinObrasResidencialBeiraArroio05O futuro loteamento residencial que faz parte do projeto de renaturalização do Arroio Sapucaia (construção da Avenida Beira-Arroio) começou a ganhar cores. Um equipe da Bolognesi, empreiteira contratada para fazer as obras, está fazendo a pitura das casas e sobrados que vão dar moradia digna para 142 famílias (132 sobrados de dois dormitórios e 10 casas adaptadas para pessoas com dificuldade de locomoção e idosos).

Enquanto as paredes ganham cores amarelo, rosa e azul, outros trabalhadores fazem os acabamentos das residencias e das calçadas. Outros operários instalam tomadas e lâmpadas, deixando as primeiras unidades prontas para serem habitadas.

Sobre a Avenida Beira-Arroio

Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (R$ 18,5 milhões) e próprios (R$ 1 milhão), as obras da Projeto de Renaturalização do Arroio Sapucaia (Avenida Beira-Arroio) preveem a construção de uma avenida com 1,8 km de extensão – que atuará como dique de contenção contra cheias -, 142 moradias, recuperação da mata ciliar do arroio e obras de drenagem e saneamento.

A nova via partirá da Avenida Presidente Vargas, na divisa com Canoas, contornando o leito norte do arroio em direção à zona leste de Esteio. O trajeto possui uma intersecção com a Avenida Rio Grande e termina na esquina das ruas Érico Veríssimo e Dona Isabel, nas proximidades do Bairro São José. Além dos benefícios diretos, a obra também contempla uma ciclovia e um extenso projeto paisagístico.

O projeto tem ainda a realização de atividades com os moradores envolvidos pelas obras. No Centro Comunitário no final da Rua Rio Grande são realizadas oficinas, cursos e reuniões, com temas como geração de renda, meio ambiente e saúde. As equipes da Prefeitura ainda promovem reuniões com as famílias para apresentar o andamento das obras e tirar dúvidas.

Quem chega em Esteio vindo de Canoas pela Av. Presidente Vargas pode ver, no limite entre as duas cidades, sobre o Arroio Sapucaia, a montagem da estrutura da ponte que dará acesso à avenida Beira-Arroio. Operários trabalham na preparação para a concretagem do vão central da ponte, que terá 42 metros de comprimento por 30 metros de largura. Uma estrutura provisória foi montada dentro do leito do arroio, para servir como base para construção da travessia. Com a conclusão da obra, a estrutura será
removida e o arroio voltará a seu curso normal.

Já a nova avenida segue com obras em andamento no trecho entre a Av. Presidente Vargas até a Rua Rio Grande. Um trecho do passeio para pedestres já está concluído. O espaço para a ciclovia já foi reservado. A nova via terá 1,8 km de extensão e contornará o leito norte do arroio em direção à zona leste de Esteio, terminando na esquina das ruas Érico Veríssimo e Dona Isabel, nas proximidades do Bairro São José. Além dos benefícios diretos, a obra também contempla uma ciclovia e um extenso projeto paisagístico.